Ação em jogo do Palmeiras fez parte da campanha #RespireAgosto, que chama a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce e da necessidade de cuidar da saúde deste órgão
O Instituto Lado a Lado Pela Vida, com o apoio do Allianz Parque, da Sociedade Esportiva Palmeiras e da seguradora Allianz, realizou uma grande ação de conscientização sobre o câncer de pulmão que mobilizou milhares de torcedores presentes na arena alviverde durante a partida entre Palmeiras e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.
A ação, batizada de “Pulmão da Torcida”, faz parte da campanha #RespireAgosto, promovida pelo Instituto Lado a Lado e assinada pela Ogilvy Brasil, que durante todo o mês de agosto busca contribuir para a conscientização da saúde dos pulmões e da prevenção do câncer neste órgão.
Para chamar a atenção da sociedade sobre a doença, cujos sintomas, inicialmente imperceptíveis, dificultam um diagnóstico precoce, no intervalo da partida realizada no Allianz Parque, o ex-jogador pentacampeão Cafu convocou o coro da torcida, cuja intensidade ajudou a inflar um pulmão gigante no centro do gramado. “Estimular as pessoas a gritarem foi o caminho que encontramos para que elas usem toda a força de seus pulmões e ainda faz um contraponto com o silêncio dos sinais iniciais desta grave enfermidade”, explica Félix del Valle, diretor-geral de criação da Ogilvy. A ação pretende incentivar as pessoas a cuidarem da saúde desses órgãos e a realizarem o acompanhamento médico de rotina, engajando a população nesta causa.
Respire Agosto
Agosto é o mês de conscientização sobre o câncer de pulmão e, para alertar e informar sobre a importância do diagnóstico precoce, foi criada a campanha #RespireAgosto, uma realização do Instituto Lado a Lado Pela Vida. A campanha é veiculada no Facebook (@institutoladoaladopelavida) e Instagram do Instituto (www.instagram.com/institutoladoalado), trazendo informações sobre o câncer de pulmão, sintomas, prevalência, testes para identificação do tumor e tratamentos existentes. No final de cada post, um link leva o internauta para o portal do Lado a Lado pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br), fornecendo dados mais aprofundados sobre a enfermidade.
A campanha reforça a relevância do diagnóstico rápido e alerta a população de que o câncer de pulmão cresce anualmente entre indivíduos não fumantes. “Atualmente, 20% dos casos registrados são diagnosticados em indivíduos que nunca fumaram, sendo que, na década de 1990, esse índice variava entre 5% e 8%”, ressalta Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.
A incidência global da doença pode chegar a 1,8 milhão de novos casos por ano, sendo o tumor que mais mata no mundo, com 1,6 milhão de mortes (de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS¹). A iniciativa também visa a reforçar a importância do acompanhamento médico de rotina para a saúde do órgão. Assintomática em fases iniciais, a doença pode ser diagnosticada em qualquer pessoa e em qualquer idade. A prevenção é fundamental para a redução da incidência da doença que, no Brasil, pode checar a mais de 31 mil novos casos no biênio 2018/2019², sendo 18.740 homens e 12.530 mulheres, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).
Maioria desconhece o câncer de pulmão
Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em 20165 avaliou a percepção da população brasileira a respeito do câncer de pulmão e revelou que 76% dos entrevistados nunca conversaram com um médico sobre a doença. Entre as 2.044 pessoas ouvidas, em cerca de 130 municípios do país, houve a confirmação de que 17% não sabiam o que fazer para reduzir riscos e não desenvolver a enfermidade, demonstrando o quanto o câncer de pulmão é pouco compreendido pela população. Desse universo, 39% não se preocupavam com a doença, pois não eram fumantes.
Virta Comunicação Corporativa
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…