00:00:00
07 Feb

Novo programa da Receita Federal pode diminuir custos para quem atua com seguros de carga

23 de agosto de 2018
422 Visualizações

foto: Vanderlei Moghetti, gerente de Sinistros da Argo Seguros

 

Um novo programa da Receita Federal deve agilizar o processo de importação, reduzir custos de armazenagem, tempo de liberação e a burocracia com documentos. Trata-se da certificação como Operador Econômico Autorizado (OEA), que visa facilitar uma série de procedimentos aduaneiros, tanto no país, quanto no exterior.

Essa certificação pela Receita Federal comprova que aquele operador – seja ele importador; exportador; transportador; agente de carga, operador portuário etc – oferece um baixo grau de risco de segurança física da carga e em relação ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras. Com a OEA, por exemplo, é possível registrar a “Declaração de Importação” (DI) antes da chegada da carga ao território aduaneiro, pelo modal aquaviário.

“Este é um assunto que os corretores que atuam com seguros de Transportes precisam tomar atenção. Afinal de contas, se determinada empresa possui a certificação OEA, ela provavelmente oferecerá baixo risco também para as seguradoras, o que deve reduzir o custo da apólice”, explica Vanderlei Moghetti, gerente de Sinistros na Argo Seguros.

De acordo com o executivo, empresas credenciadas como OEA sinalizam para as autoridades aduaneiras que elas atendem previamente padrões mínimos de segurança estabelecidos dentro dos programas de cada país.

“Isso significa que a mercadoria poderá chegar ao destino já desembaraçada, o que permite um melhor planejamento logístico e minimiza os prazos de permanência da mercadoria nos terminais portuários, com a possibilidade, inclusive, da descarga direta ao importador, ou seja, sem que haja a necessidade de armazenamento”, afirma

É importante lembrar que o Programa OEA tem caráter voluntário e a não adesão não implica impedimento ou limitação na atuação como interveniente em operações regulares de comércio exterior. Lançado no final do ano passado, recentemente a Receita Federal atualizou a regra de utilização da logomarca e do manual do programa.

Antes de encerrar, o executivo da Argo Seguros fez uma ressalva. “O segurado ou seu representante devem continuar a verificar eventuais danos/faltas, ressalvados ou não na descarga do navio, durante todas as fases do processo (operações portuárias, transferência de mercadorias entre depositários, transporte terrestre, entre outras) para formalizar o protesto do recebedor conforme legislação vigente”.

Agência Pauta Vip

You may be interested

O que define as habilidades e o conhecimento mais valorizados no mercado de trabalho?
Artigo
72 Vizualizações
Artigo
72 Vizualizações

O que define as habilidades e o conhecimento mais valorizados no mercado de trabalho?

Publicação - 6 de fevereiro de 2025

Ter um bom conhecimento técnico já não é suficiente; as empresas buscam profissionais que combinam expertise com competências como adaptabilidade, postura de aprendizado contínuo e comunicação eficaz.…

MBA Gestão Jurídica formará nona turma
Escola de Negócios e Seguros
55 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
55 Vizualizações

MBA Gestão Jurídica formará nona turma

Publicação - 6 de fevereiro de 2025

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) está com inscrições abertas para a nona turma do MBA Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação, marcado para começar em…

Corretores de seguros encontram em rede de corretoras oportunidade
Lojacorr
56 Vizualizações
Lojacorr
56 Vizualizações

Corretores de seguros encontram em rede de corretoras oportunidade

Publicação - 6 de fevereiro de 2025

No mercado de seguros, em que a concorrência é cada vez maior e os consumidores estão mais exigentes, contar com apoio estratégico pode fazer toda a diferença.…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin