00:00:00
23 Nov

Cist realiza workshop sobre seguros de transportes

16 de maio de 2019
919 Visualizações
Com o objetivo de desenvolver a cultura de gestão de riscos e seguros no Brasil e capacitar profissionais desses segmentos, o Clube Internacional de Seguros de Transportes (Cist) realiza workshops mensais em várias regiões do país. No dia 15 de maio, o São Paulo Center recebeu executivos de ponta do ramo de transportes e logística para debaterem o tema “Entenda como funcionam as questões de riscos e seguros do Transporte de Cargas na América Latina”. Estes workshops são uma realização do Cist e da Associação Latino-americana de Seguros Marítimos (Alsum).
No primeiro painel, o engenheiro industrial e gerente de Seguros Gerais da Equidad Seguros, David Osorio Gutierrez, falou sobre os “Novos Modelos de Negócio para Contratação de Seguro por Trajetos para Transportadores. O Caso de Sucesso Colombiano”. Inicialmente, Gutierrez apresentou um estudo comparativo do transporte rodoviário, em termos de seguro de responsabilidade civil, envolvendo cinco países da América Latina. “No Brasil, aumenta a penetração do seguro obrigatório. É um mercado relevante também para Chile e Colômbia”, avaliou o executivo. Os demais países são Argentina e México.
Gutierrez falou de sua experiência na Equidad Seguros, uma companhia multicanal, com forte atuação social, que exibe um portfólio diversificado de produtos e soluções. No campo dos riscos patrimoniais, a companhia adota a filosofia da “responsabilidade solidária” entre o embarcador, a transportadora e a companhia. Explicou como funcionam os limites, franquias e coberturas de apólice específica. Entre os benefícios da proteção, segundo Gutierrez, “a transportadora adquire um significativo controle sobre a cobertura de sua própria responsabilidade. A Equidad atua num mercado pujante e em franca expansão. Na Colômbia, há companhias especializadas que prospectam transportadores de cargas pesadas e operadores logísticos.
Logística do século 19
“A complexidade e desafios dos riscos logísticos no Brasil: A visão do embarcador” foi o segundo tema do dia e será ministrado pelo Regional Insurance Manager for Latam da Cargill, Carlos Branco (foto). O panorama apresentado por Branco avaliou o uso de quatro modais: rodovias, ferrovias, dutovias e hidrovias no transporte de produtos. 
O gerente da Cargill exibiu estatísticas quanto à extensão de vias em milhares de quilômetros de seis países. No caso das ferrovias, enquanto a Rússia utiliza 80% de sua malha e os Estados Unidos 45%, o Brasil exibe apenas 15% da malha em funcionamento, com 30,6 mil km de vias implantadas. Destas 1.121 km são eletrificadas. 
Entre 1870 e 1930, o país viveu o auge do transporte ferroviário, responsável pelo escoamento da produção agrícola. Mas, segundo Branco, a partir de então, o sistema começou a estagnar paulatinamente. “Nós temos uma rede distribuída em 22 estados e mais o Distrito Federal que não se comunica disposta em quatro bitolas diferentes. Para que isso?”, questionou.
O cenário da malha rodoviária é igualmente desastroso. “Levamos oito anos para pavimentar a primeira rodovia, em 1928”, lembra o executivo. Se nas décadas de 40 e 50, o governo investiu pesadamente, sobretudo no governo JK, o mesmo não aconteceu a partir da década de 70, com o advento do Plano Nacional de Viação. Modernizamos muito pouco. O dinheiro do contribuinte não é revertido para o sistema”, advertiu. 
Nas estatísticas exibidas por Branco, há um abismo entre alguns países desenvolvidos e o país. Os Estados Unidos, com 4,3 milhões de quilômetros pavimentados, seguido de China (1,57 milhão de km) e Índia (1,56 milhão) perdem de vista o Brasil, com apenas 219 mil km de rodovias asfaltadas. Em meio ao quadro dantesco, Branco aponta três desafios no século 21, espécies de “lições de casa” para o governo: reduzir custos logísticos em matéria de transportes, distribuir produtos com mais eficiência e rapidez e gerar emprego e renda em toda a cadeia de distribuição.
Por Carlos Alberto Pacheco

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
55 Vizualizações
Unimed
55 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
66 Vizualizações
Bradesco Seguros
66 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
50 Vizualizações
Allianz Partners
50 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin