00:00:00
07 Jan

“Adoção de agentes de IA já é tendência global para a inovação em seguros”

22 de outubro de 2025
163 Visualizações

O mercado de seguros vive hoje a maior transformação digital de sua história, desde o advento da internet. A bola da vez é a inteligência artificial (IA), especificamente a GenAI (inteligência artificial generativa) e a Agentic AI (agente de inteligência artificial). Ambas representam uma evolução significativa. A primeira envolve a criação de novos conteúdos com base nos dados que processa; enquanto a segunda é voltada para a automação e execução de fluxos de trabalho completos, com autonomia e capacidade de tomar decisões.

Um estudo recente da Celent – empresa líder em pesquisa e consultoria com experiência em tecnologia para instituições financeiras em todo o mundo – aponta que 60% das empresas já estão explorando casos de uso nessas áreas, sendo que 22% delas deve colocar algo em produção a partir desses agentes já em 2026.

Esses números confirmam a percepção do mercado quanto a enorme capacidade da IA em transformar todos os processos de seguros, trazendo eficiência, consistência e automação em toda a cadeia de valor. As duas tecnologias estão se consolidando rapidamente como o novo tema central de debate, representando o próximo estágio de evolução nas aplicações de inteligência artificial.

As principais aplicações estão nas áreas de vendas, onde agentes de IA ajudam ou substituem operadores humanos, levando a experiências mais eficientes, consistentes e centradas no cliente; na subscrição, especialmente para a tomada de decisão automatizada e rica em dados para uma avaliação de risco mais informada e eficiente; e em sinistros, o que permite uma automação de ponta a ponta e a racionalização para conformidade e pagamento em uma única interação com o cliente.

Com base em todo esse cenário, não tenho dúvidas em afirmar que sistemas monolíticos são o ‘gargalo da inovação’, porque foram projetados para processos conduzidos 100% por humanos. Esse modelo de arquitetura legada ficou no passado e é totalmente inadequado para as demandas dinâmicas das operações futuras orientadas por IA, principalmente por conta da sua infraestrutura muito rígida e desatualizada.

Essa opinião é compartilhada por Satya Nadella, CEO da Microsoft, que previu que os avanços da IA ​​em breve levarão à “morte” do SaaS como o conhecemos hoje. Essa declaração fez com que diversas empresas reconsiderassem seus modelos de negócios, estratégias operacionais e abordagens de TI e passarem a se preparar para esse futuro que se aproxima rapidamente. Sim, porque o que antes levava meses para implantação, agora com auxílio da inteligência artificial leva semanas ou poucos dias.

Por isso, tudo faço um apelo às seguradoras: ao invés de investir em novos monolitos, reimaginem os processos redesenhando as operações com capacidades de IA no centro; invistam em arquitetura modular, construindo sistemas flexíveis para atualizações ágeis e inovadoras; e habilitem o compartilhamento de dados em tempo real, facilitando o fluxo contínuo de informações entre agentes de IA. O futuro será movido pela inteligência artificial e quem não estiver alinhado com o mercado ficará para trás!

Agência Pauta VIP

*Por Rafael Rodrigues, General Manager Latam do InsureMO (Insurance Middle Office)

You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Pottencial Seguradora
70 Vizualizações
Pottencial Seguradora
70 Vizualizações

Nova lei reforça práticas já consolidadas

Publicação - 7 de janeiro de 2026

A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Allianz
100 Vizualizações
Allianz
100 Vizualizações

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Lockton Brasil
85 Vizualizações
Lockton Brasil
85 Vizualizações

O desafio silencioso da saúde mental corporativa

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin