00:00:00
30 Jan

Susep participa do Finance of Tomorrow 2025

11 de setembro de 2025
210 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente, Alessandro Octaviani, e pela Diretora Júlia Normande Lins, participou do Finance of Tomorrow 2025, realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro.

O evento reúne especialistas dos setores público, privado e acadêmico da América Latina, Caribe e outras regiões, com o objetivo de debater políticas, regulação e infraestrutura para um ecossistema financeiro mais inclusivo, digital e sustentável.

No painel “Quebrando Barreiras: Inclusão por meio de Políticas, Regulação e Infraestrutura Digital”, moderado por Ludmila Volochen, Gerente de Assuntos Institucionais do Finance of Tomorrow, Octaviani abordou o papel da regulação na promoção da inclusão financeira, destacando a revisão de normativas que antes geravam barreiras e as iniciativas que estimulam maior acesso aos serviços financeiros, além de discutir desafios e oportunidades do Open Finance no Brasil e a importância de uma infraestrutura digital que atenda de forma eficaz às populações vulneráveis. Os demais participantes do painel foram: João Paulo Borges, Coordenador-Geral de Regulação do Sistema Financeiro da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, e Omar Ghurra, Chefe de Inovação e Promoção de Pagamentos Digitais do Banco Central do Peru.

Em sua fala, Octaviani destacou a lacuna securitária existente no Brasil e no nosso continente. Neste sentido, ele enfatizou que “hoje nós temos em curso uma política nacional de acesso ao seguro, cujo objetivo é trazer mais gente para o mercado de seguros”. Segundo o Superintendente, essa política se expressa em diferentes frentes, como a aprovação recente da Lei Complementar nº 213/2025, que trouxe as cooperativas e as associações de proteção mutualista para dentro do mercado fiscalizado, representando um enorme passo para a inclusão no setor.

Já a Diretora Júlia Normande Lins participou do painel “Supervisão Regulatória de Riscos de IA”, moderado por Gavin Littlejohn (FoT, Reino Unido), que debateu como os reguladores podem monitorar e gerir os riscos relacionados à inteligência artificial no setor financeiro, alinhando inovação tecnológica e segurança regulatória. Os demais palestrantes foram Aristides Cavalcante Neto, Chefe do Departamento de Gestão Estratégica e Supervisão Especializada do Banco Central do Brasil; e Simon McFeely, Diretor do Finvisor.

Em sua participação, Júlia citou o Laboratório de Inovação em Seguros, lançado através de Acordo de Cooperação Técnica entre a Susep e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O acordo buscou a colaboração entre as duas instituições, de modo a criar uma sinergia entre a expertise da Susep na avaliação e supervisão das empresas do setor de seguros, com a expertise do IMPA no desenvolvimento de modelos matemáticos e soluções baseadas em inteligência artificial.

Ao longo da programação, temas como digitalização de pagamentos, tokenização, mercados de carbono, inteligência artificial, identidade digital, proteção de dados e combate a crimes financeiros também foram debatidos, reforçando a relevância do evento para o avanço de práticas regulatórias modernas e inclusivas na América Latina.

Assessoria de Imprensa Susep

You may be interested

Proposta para garantir mais estabilidade da renda no campo avança
Artigo
5 Vizualizações
Artigo
5 Vizualizações

Proposta para garantir mais estabilidade da renda no campo avança

Publicação - 30 de janeiro de 2026

A ocorrência de eventos climáticos extremos vem impactando a vida no campo, transformando a percepção de riscos dos produtores rurais. Diante do avanço da degradação do capital…

Confira como foi a visita técnica do órgão supervisor de seguros de Moçambique
Susep
35 Vizualizações
Susep
35 Vizualizações

Confira como foi a visita técnica do órgão supervisor de seguros de Moçambique

Publicação - 30 de janeiro de 2026

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) recebeu, entre os dias 20 e 29 de janeiro, visita técnica de representantes do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), com…

Mapfre entra no ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo
Mapfre
113 Vizualizações
Mapfre
113 Vizualizações

Mapfre entra no ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo

Publicação - 29 de janeiro de 2026

A Mapfre, companhia global de seguros e serviços financeiros, passou a integrar, em 2026, o ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo, elaborado pela consultoria britânica…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin