00:00:00
14 Sep

Susep participa da celebração dos 5 anos do Open Finance

29 de agosto de 2025
78 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pela Diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta, Júlia Normande Lins, participou nesta quinta-feira (28) do evento “Open Finance 5 anos: Conectando o Futuro”, promovido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Associação Open Finance e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em Brasília (DF).

O encontro reuniu autoridades, reguladores e representantes do mercado financeiro e de tecnologia para discutir os avanços e as perspectivas do Open Finance. A programação contou com painéis que trataram de casos de uso desenvolvidos a partir de soluções de compartilhamento de dados e serviços de pagamento, além dos benefícios alcançados tanto pelas instituições participantes quanto por seus clientes. Também foram debatidos temas como a integração com outros ecossistemas abertos, em âmbito nacional e internacional, questões de governança e as próximas etapas de implementação.

A Diretora da Susep integrou o painel sobre Integração de Ecossistemas, que também contou com a participação de Antonio Carlos Berwanger, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Bruno Diniz, Conselheiro da Associação Open Finance; e Lucas Borges de Carvalho, Assessor do Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A moderação foi conduzida por Matheus Rauber, Chefe de Divisão Responsável por Open Finance do Banco Central. Os painelistas discutiram os avanços na implementação do Open Insurance, os benefícios e desafios da portabilidade de investimentos, os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sobre os ecossistemas de compartilhamento de dados e as perspectivas de interoperabilidade no Brasil e em outros países.

Em sua fala, Júlia destacou os desafios da implementação do Open Insurance e a importância do engajamento do consumidor nesse processo. Ressaltou ainda que a iniciativa modifica a relação entre clientes, uso dos dados e instituições financeiras, que deve ser pautada pela confiança de que os dados serão usados para a melhoria da experiência e das ofertas, e apontou a Resolução Conjunta nº 5/2022 como um marco para a interoperabilidade entre os sistemas. Júlia enfatizou que, quanto mais a Susep, o Banco Central e a CVM conseguirem avançar de forma conjunta, maiores serão os benefícios para todo o setor.

Segundo a Diretora, embora a interoperabilidade seja complexa, iniciar sua discussão e implementação desde já garante ganhos para consumidores, instituições e reguladores. Ela acrescentou que “o grande produto do Open Finance é ter essa cesta financeira — setor creditício, securitário e previdenciário. O cidadão tendo a oportunidade de ter todos esses produtos integrados tende a levar o Brasil para outro patamar de inovação financeira e tecnológica”.

A participação da Susep no encontro reforça o compromisso da Autarquia em contribuir para a construção de um sistema financeiro mais integrado, inovador e seguro, em benefício dos consumidores e do desenvolvimento do país.

Para acessar as informações sobre Open Insurance, acesse o site da Susep, clicando em Assuntos –> Open Insurance.

A gravação do evento na íntegra está disponível no canal do Banco Central no YouTube.

Assessoria de Imprensa Susep

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
110 Vizualizações
Aon plc
110 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
110 Vizualizações
CNseg
110 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin