00:00:00
14 Sep

Susep participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados

27 de agosto de 2025
109 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo superintendente Alessandro Octaviani, participou hoje (26) de Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre o Setor de seguros frente aos impactos das mudanças climáticas, em atendimento a Requerimento de autoria do Deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que realizou a abertura e a condução inicial do debate.

Estiveram presentes os Deputados Federais Bandeira de Mello (PSB – RJ) e Fernando Monteiro (Republicanos-PE). Também participaram da mesa: Cristina Fróes, Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda; Aloisio Lopes Melo, Diretor do Departamento de Políticas de Mitigação, Adaptação e Instrumentos de Implementação da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Dyogo Oliveira, Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg); João Rabelo, Diretor de Novos Negócios do IRB(Re); e Pedro Farme D’Amoed, CEO da Guy Carpenter no Brasil.

Durante sua fala, Octaviani destacou que o tamanho do desafio imposto pelas mudanças climáticas exige a combinação de esforços entre iniciativa pública e privada, ressaltando que se trata de uma questão central para o país.

O superintendente observou ainda que, no campo do seguro, existem dois eixos capazes de contribuir para a crise climática e a transformação ecológica: a provisão de riscos e o investimento institucional. Nesse sentido, defendeu a expansão do acesso ao seguro, com qualidade nos produtos oferecidos, citando o setor agrícola como exemplo. “Apenas 7% das terras agricultáveis no Brasil são seguradas. Imagine o tamanho da resiliência que poderemos alcançar quando essa penetração for maior”, afirmou.

Octaviani também comentou sobre o grupo de trabalho desenvolvido pela Susep para tratar do ecossistema do seguro de catástrofe. Segundo ele, a autarquia já ouviu seguradoras, mas pretende ampliar as discussões para incluir contratantes e representantes do poder público. “Nosso intuito é ter uma oitiva mais ampla, que envolva todos os atores desse processo”, disse.

Por fim, o superintendente reforçou a importância de o país adotar uma agenda de desenvolvimento nacional. “O seguro pode amenizar riscos e incentivar um mercado capaz de colocar o Brasil em outro patamar — não só em termos de arrecadação e geração de valor, mas também de projeção internacional, como exemplo de nação que enfrenta a transição climática de forma estruturada”, concluiu.

Assessoria de Imprensa Susep

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
110 Vizualizações
Aon plc
110 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
110 Vizualizações
CNseg
110 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin