Quando se fala em sprinklers, a primeira lembrança que vem à cabeça é a utilização desse sistema para prevenção e combate a incêndios. Pouco se fala dos benefícios ambientais que os sprinklers geram, como redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa e do uso excessivo de água. Segundo Marcelo Lima, consultor do Instituto Sprinkler Brasil, organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País, os sprinklers ajudam a minimizar os impactos causados nas ocorrências.
“Historicamente a proteção por sprinklers é conhecida por reduzir as perdas materiais. O que pouca gente sabe é que esse sistema gera impactos sustentáveis tanto na prevenção como no combate a incêndios. A simples adoção dessa solução minimiza riscos e, quando acionado, ajuda a combater o uso excessivo de água e queima de materiais que liberem gases causadores do efeito estufa”, avalia Marcelo Lima, consultor do ISB.
Confira abaixo alguns benefícios do uso de sprinklers para o meio ambiente:
– Economia de água: um sprinkler é capaz de controlar ou mesmo apagar um incêndio mais rapidamente, usando de 1 mil a 10 mil vezes menos água do que o necessário em um combate manual com mangueira. Além do menor uso de água, um menor volume de água contaminada será lançada no meio ambiente.
– Redução da emissão de gases: em ocorrências de incêndio, o uso de sistemas de sprinklers pode evitar a liberação de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa resultantes do fogo ou até mesmo das atividades de restauração estrutural, podendo diminuir em até 98% a emissão de poluentes.
– Redução do uso de materiais: a utilização de chuveiros automáticos também contribui para diminuir os custos ambientais com limpeza, descontaminação e recuperação de áreas atingidas, assim como reduz a pegada de carbono associada à reconstrução e recuperação de estruturas e equipamentos danificados.
Conteúdo Net
You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Publicação - 12 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…
Mais desta categoria



Clientes da Bradesco Seguros já economizaram mais de R$ 7 milhões ao usar pontos Livelo
Publicação - 12 de janeiro de 2026









