00:00:00
14 Sep

Seguro de vida empresarial oferece segurança no ambiente de trabalho

8 de abril de 2025
252 Visualizações

No mês de abril é realizada a campanha “Abril Verde”, que visa conscientizar a sociedade sobre a implementação de iniciativas voltadas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/4) foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o objetivo de promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. Segundo dados divulgados no Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT), em 2023, foram registrados 732.751 acidentes representando um crescimento de 13,01%, em comparação com 2022, onde foram cerca de 648.366. O estudo foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social em dezembro de 2024.

Independente do segmento, proteger os colaboradores deve ser uma das principais preocupações de qualquer negócio e um seguro de vida empresarial é fundamental para garantir essa tranquilidade. Podendo ser contratado por pequenas, médias e grandes empresas, o produto ajuda a minimizar os impactos financeiros ocasionados por eventos inesperados, como acidentes, doenças ou falecimento.

O seguro de vida empresarial inclui cobertura em casos de morte natural ou acidental; invalidez parcial ou total – por acidente ou doença; invalidez funcional ou laboral; diárias por internação; assistência ou auxílio funeral; despesas médicas, hospitalares e odontológicas; diagnóstico de doenças graves, como câncer, infarto, AVC etc; e outras. “Além disso, os benefícios do serviço podem ser estendidos aos filhos e cônjuges dos profissionais”, comenta Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás. “Os custos podem ou não ter a participação do colaborador e também existe a possibilidade de deduzir o valor do seguro do imposto de renda”, completa.

A Diretora explica que as empresas podem personalizar suas apólices de acordo com o tipo de serviço prestado e executado. “Cada negócio possui necessidades específicas que podem ser incluídas no produto. Em alguns casos, a depender do setor em que a empresa atua, o seguro pode ser até obrigatório”, aponta. “O importante é se precaver para conseguir reduzir os possíveis prejuízos” , conclui Alessandra.

Além da proteção, o seguro também é uma forma de valorizar o trabalho realizado pelos colaboradores. “Saber que a empresa tem a preocupação com o bem-estar físico dos funcionários é um modo de reter talentos e colaborar para um ambiente de trabalho mais agradável e saudável”, finaliza.

Profissionais do Texto

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
106 Vizualizações
Aon plc
106 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
103 Vizualizações
CNseg
103 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin