Em um cenário em que a inteligência artificial foi lançada ao centro das discussões tecnológicas, o grupo Austral, formado por Austral Seguradora e Austral Re, acaba de dar um passo decisivo para garantir que seus investimentos em IA sejam sustentáveis e eficientes: a empresa reformulou sua arquitetura de TI e agora dispõe da infraestrutura necessária para suportar o processamento de dados em larga escala. Para viabilizar este avanço, a companhia trabalha em parceria com a Equinix, líder mundial em serviços de data center, numa ação estratégica e alinhada a grandes corporações globais em termos de segurança, flexibilidade e escalabilidade.
A nova estrutura não só elimina limitações físicas, mas também permite um nível de resiliência muito superior, com backups mais ágeis e conectividade ainda mais segura.
“Hoje, o principal assunto nas empresas é a inteligência artificial, tudo virou IA. Muitas falam que estão trabalhando nesse sentido, mas é preciso perguntar o que estão fazendo para suportar esse investimento. A principal limitação atualmente, em termos de processamento de dados, ocorre no mundo físico, pois depende de energia. E mesmo quando falamos de nuvem, isso é só um conceito, esses computadores estão no chão, num lugar físico. Em Virginia, nos Estados Unidos, uma concessionária de energia não está mais atendendo data centers, é preciso fazer contato prévio para saber se há disponibilidade do serviço”, comenta o diretor de Riscos, Compliance e Gestão de Dados do grupo Austral, Rodolfo Rodriguez.
A migração de infraestrutura é um passo estratégico e uma necessidade para que a corporação se mantenha competitiva, em um mercado cada vez mais dependente de tecnologia.
“Investir em IA sem antes resolver questões estruturais seria um erro. Fizemos esse movimento para garantir que nossos esforços sejam realmente efetivos e tragam resultados”, complementa Rodolfo.
Devido à nova infraestrutura, o grupo poderá dar segmento a investimentos tecnológicos programados para o próximo ano e que dependiam da migração, como a utilização de novas ferramentas analíticas e de precificação para o setor de resseguros. A parceria da seguradora com a 42 | Rio – renomada instituição francesa de formação em engenharia de software -, voltada ao aprimoramento da gestão de dados de sinistro da companhia, também será beneficiada.
“Nosso trabalho foi garantir uma base sólida o suficiente para sustentar o futuro. Não adianta investir em IA e análise de dados sem ter uma base robusta para suportar o processamento de informações em larga escala. Com a infraestrutura da Equinix, agora estamos no mesmo nível das maiores empresas de tecnologia do mundo, o que nos posiciona como uma referência para o setor”, afirma o Head de Infraestrutura e Segurança da Informação da Austral, Daniel Meirelles.
Com esse avanço, o grupo Austral Holding está pronto para aproveitar as oportunidades que a inteligência artificial e as novas tecnologias oferecem, mantendo-se na vanguarda da inovação e garantindo a melhor experiência a seus clientes.
Danthi
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

