A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente Alessandro Octaviani, participou do “Encontro Internacional de Cibersegurança: Construindo um futuro digital confiável”, no dia 07 de novembro. O evento foi promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI/PR), nos dias 6 e 7 de novembro, em Brasília.
A abertura foi realizada pelo ministro do GSI/PR, Marcos Antonio Amaro dos Santos, com a presença do Embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, e do Senador Esperidião Amin, Presidente da Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética do Senado Federal.
Alessandro Octaviani participou do painel “Desafios regulamentares para proteger infraestruturas críticas e serviços essenciais”, ao lado dos seguintes debatedores: Aristides Andrade Cavancante Neto, Chefe do Separtamento de Gestão Estratégica e Supervisão Especializada do Banco Central do Brasil (BCB); Joaquim Corrêa Gondim Filho, Superintendente de Operações e eventos Críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); e Claudia Dillan Fragoso, Gerente de Segurança da Informação da Transpetro. A moderação foi conduzida por Gustavo Borges, Superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Neste painel, os reguladores debateram estratégias para a edição e a atualização de normas infralegais tempestivas, fazendo frente aos desafios impostos pela rápida evolução das ameaças suportadas por novas tecnologias à segurança da sociedade e à defesa do Estado.
O encontro reuniu especialistas nacionais e internacionais, servidores públicos, legisladores, acadêmicos e representantes de corporações, e teve como objetivo discutir a cibersegurança sob a ótica de quatro tópicos: governança, tecnologias emergentes, infraestruturas críticas e serviços essenciais, e cooperação nacional e internacional.
Com o debate, buscou-se aprimorar o entendimento sobre como os quatro tópicos selecionados vêm moldando o cenário profissional da cibersegurança, trazendo consigo questões importantes a serem superadas. Ao mesmo tempo, abrem-se oportunidades para o desenvolvimento de novas soluções, tanto em termos de arranjos institucionais e normativos quanto no emprego de processos e tecnologias inovadoras, que potencializem a atividade e a posicionem para acompanhar as sofisticadas e crescentes ações maliciosas no ciberespaço.
Após o evento, Octaviani destacou o Grupo de Trabalho Seguros e Segurança Cibernética, recentemente constituído pela Susep. “Os diálogos sobre o tema conduzirão para a construção de alternativas capazes de gerar resiliência operacional e tornar o setor de seguros apto para enfrentar novos desafios trazidos pela economia digital e a crescente preocupação da sociedade com a salvaguarda de dados. A atuação da Susep deve estar em linha com os objetivos da Política Nacional de Cibersegurança.”
Assessoria de imprensa da Susep
You may be interested
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…
AVLA anuncia novo Superintendente de Novos Canais
Publicação - 21 de novembro de 2024A AVLA, insurtech chilena especializada em produtos para o setor B2B, anuncia a chegada de Paulo Marchezine como novo Superintendente de Novos Canais. Com mais de 25 anos…