00:00:00
24 Nov

Mais de 60% dos carros serão movidos à IA nos próximos cinco anos

24 de outubro de 2024
70 Visualizações

A Globant, empresa digital nativa especializada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas, lançou o relatório que traz uma análise detalhada sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na transformação do setor automotivo. Segundo a estimativa, até 2029, mais de 60% dos carros serão movidos à Inteligência Artificial, aprimorando tanto a eficiência operacional quanto a experiência do cliente.

Em um setor marcado pela alta competitividade e uma constante demanda por inovação, a Globant identificou desafios significativos, como ineficiências nos processos internos e a falta de personalização no relacionamento com os clientes. Essas questões, conforme o relatório, resultam em perdas consideráveis de receita e em uma experiência de compra insatisfatória para os consumidores.

De acordo com as projeções de mercado, a aplicação de IA no setor automotivo deve atingir US$ 7 bilhões até 2027, segundo relatório da Market Research Report, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 24,1%. Paralelamente, o mercado de IA Generativa (GenAI) na indústria pode alcançar US$ 3,9 milhões até 2034, conforme dados da empresa de insights estratégicos de mercado Predence Research, enquanto se espera que a aplicação da IA na fabricação crie cerca de 1 milhão de novos empregos até 2025, segundo previsões do portal de estatísticas World Metrics.

“A IA nos permite não apenas aprimorar a experiência do cliente, mas também otimizar de forma significativa as operações empresariais. Isso ressalta o imenso potencial dessa tecnologia para transformar o setor automotivo, especialmente no que tange à eficiência e à personalização”, disse Álvaro Pujals, parceiro de Hacking de Negócios da Globant.

Como parte dessa ampla iniciativa no setor, a Transformação Digital conduzida pela Globant permitiu à Nissan, por exemplo, atrair mais de 1 milhão de usuários em apenas três dias, gerando 2 mil leads qualificados. Além disso, a empresa lançou um sistema de reservas on-line para o Nissan Ariya para que os clientes realizassem a pré-encomenda do automóvel em apenas três etapas extremamente rápidas, todas concluídas em menos de 15 segundos.

Outro ponto de destaque foi a implementação de um sistema de bate-papo com IA, desenvolvido em parceria com o Google. Esse sistema proporcionou à Nissan mais de 113 mil interações bem-sucedidas com clientes nos primeiros cinco meses, melhorando significativamente o atendimento e a satisfação dos usuários.

Além disso, o relatório explora como a IA pode ser aplicada em outras áreas do setor automotivo, incluindo a manutenção preditiva e o desenvolvimento de veículos conectados. Nesse sentido, o uso da tecnologia nesses processos permite monitorar o desempenho de veículos em tempo real, prever falhas antes que elas ocorram e oferecer soluções de manutenção mais precisas, reduzindo os custos de reparo e aumentando a segurança.

“A IA está redefinindo a forma como as montadoras operam e interagem com os seus consumidores. Nossa missão é apoiar as empresas do setor automotivo a explorar o potencial dessa tecnologia para criar operações mais ágeis e experiências de consumo cada vez mais envolventes”, conclui Pujals.

Image Comunicação

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
62 Vizualizações
Unimed
62 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
78 Vizualizações
Bradesco Seguros
78 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
55 Vizualizações
Allianz Partners
55 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin