00:00:00
20 Sep

Setor segurador debate os desafios e oportunidades

12 de setembro de 2024
76 Visualizações

Os desafios e oportunidades no enfrentamento das mudanças climáticos pelas seguradoras e resseguradoras foram os temas apresentados pelo presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, durante a abertura do 1º Fórum IRB(P&D), promovido pela área de pesquisa e desenvolvimento do IRB(Re), com apoio da CNseg. O evento, que teve início nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, reúne pesquisadores, representantes do setor de seguros e resseguros, startups e membros do setor público.

Para Dyogo, as seguradoras possuem três desafios principais no enfrentamento dos Riscos Climáticos. O primeiro diz respeito ao passado, referente aos produtos de seguro que já existem e não são usados; o segundo desafio é o da necessidade de desenvolvimento de novos produtos; e o terceiro é o da integração com programas públicos, com agendas do governo. “Lamento ver que a proteção que temos no Rio Grande do Sul é de menos de 10% do tamanho dos prejuízos totais que aconteceram. Temos um grande espaço para ocupar com os produtos já existentes, como o Seguro Agrícola, o Residencial e o Automóvel, por exemplo”.

Oliveira destacou que o setor segurador já vem trabalhando o tema dos riscos climáticos desde a década de 1970, sendo o primeiro segmento econômico a chamar atenção para a questão. “Mas precisamos exercer um esforço ainda maior de preparação do nosso mercado para lidar com esse risco, que está aumentando e vai continuar aumentando. Não é um pessimismo exacerbado, mas é fato que a transição climática já está presente e que não vai parar por aqui”, comentou.

Em um esforço conjunto para o gerenciamento dos riscos climáticos, a Confederação tem atuado em cooperação com o mercado, o governo, as universidades e os institutos de pesquisas, além de ter inserido o seguro nas agendas internacionais, como fóruns internacionais, participando das discussões da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas e das discussões no G20.

O subsecretário de Reforma Microeconômicas e Regulação Financeira do Ministério da Fazenda, Vinicius Ratton Brandi, reiterou a importância de um esforço conjunto para uma atuação mais eficaz perante a realidade imposta. “O Ministério da Fazenda tem coordenado o Plano de Transformação Ecológica, uma iniciativa que também está alinhada à agenda que busca um desenvolvimento inclusivo, a partir de uma relação sustentável com o meio ambiente. No âmbito da Secretaria de Reformas Econômicas, há a condução da agenda de reformas econômicas com agendas de desenvolvimento do próprio mercado segurador”, afirmou.

As iniciativas adotadas pelo poder público podem ser melhor desenvolvidas com a participação do setor segurador, de acordo com Paulo Miller, chefe da Coordenação Geral de Estudos e Relações Institucionais da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Para além deste tema, Miller acrescenta que o seguro ainda tem um outro papel muito importante nessa agenda, que é o do incentivo a boas práticas de gerenciamento de risco por parte dos segurados. “O setor não pode ser somente extrativista, ele tem que cultivar o risco no sentido de mantê-lo segurável, incentivando as boas práticas de gestão de risco”.

O CEO do IRB (Re), Marcos Falcão, destacou que a missão do setor é diminuir o gap de proteção para proteger o futuro da sociedade. “Me entristece quando acontece um evento como foi o do Rio Grande do Sul, onde temos uma perda segurada significativamente menor que a perda econômica. Se a gente estimar que a perda econômica foi R$ 100 bilhões, a perda segurada não chega a R$ 10 bilhões. Isso significa que a gente tem muito a fazer nesse mercado”.

Assessoria de Imprensa da  CNseg

You may be interested

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?
Artigo
33 Vizualizações
Artigo
33 Vizualizações

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?

Publicação - 20 de setembro de 2024

Nos últimos 40 anos, quase 1/4 do território brasileiro pegou fogo. As ocorrências de queimadas e incêndios florestais vêm batendo recordes históricos de frequência e severidade, afetando…

Grupo Bradesco Seguros reforça seu compromisso com a saúde mental
Grupo Bradesco Seguros
57 Vizualizações
Grupo Bradesco Seguros
57 Vizualizações

Grupo Bradesco Seguros reforça seu compromisso com a saúde mental

Publicação - 20 de setembro de 2024

– A campanha Setembro Amarelo, celebrada no Brasil desde 2015, reforça a importância da valorização da vida. Nesse sentido, um dos principais temas é o cuidado com…

MAPFRE promove roadshow com corretores de seguros de Minas Gerais
Mapfre
43 Vizualizações
Mapfre
43 Vizualizações

MAPFRE promove roadshow com corretores de seguros de Minas Gerais

Publicação - 20 de setembro de 2024

A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, realizou um encontro exclusivo com 60 corretores de seguros de Minas Gerais no Instituto Inhotim, museu de arte…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin