00:00:00
22 Sep

Capitalização é destaque no 14° Congresso Brasileiro de Atuária

30 de agosto de 2024
104 Visualizações

A versatilidade dos Títulos de Capitalização na modalidade Instrumento de Garantia foi um dos temas apresentados nesta sexta-feira (30/08) durante o 14° Congresso Brasileiro de Atuária. Realizado no Rio de Janeiro, o evento contou com a presença do diretor-executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Carlos Alberto Corrêa, que destacou como esse produto tem se mostrado aderente às necessidades dos consumidores. A modalidade, criada pelo Marco Regulatório de Capitalização, de 2018, trouxe oportunidades ao setor, em um mercado ainda pouco explorado, e é voltada a empréstimos, financiamentos, grandes obras, contratos empresariais e licitações.

“Temos um produto longevo, estamos completando 95 anos de Capitalização em setembro, com resistência. O Instrumento de Garantia foi aperfeiçoado com o Marco Regulatório do setor e, assim, pudemos trabalhar na oferta de possibilidades que garantam operações entre duas partes. Além disso, a legislação em vigor no país é bastante pertinente, passamos a ter mais robustez com a aprovação das leis 14.770/23, de licitações, e 14.642, de garantia de empréstimos. Elas deram mais solidez e segurança jurídica à modalidade”, disse Carlos Alberto.

O Instrumento de Garantia é a terceira modalidade mais comercializada no país e, no primeiro semestre deste ano, arrecadou R$ 1,6 bilhão, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) analisados pela FenaCap. O valor representa um crescimento de 5,9%, em comparação ao mesmo período do ano passado. A modalidade se popularizou por ser útil na locação de imóveis, eliminando a necessidade de fiador para quem precisa fechar um aluguel. Mas, segundo o executivo, ela permite muitas possibilidades.

“Pode ser usada por quem precisa pedir um empréstimo, na contratação de obras públicas e de serviços. Por exemplo, em uma negociação com um mestre de obras, para uma pequena reforma particular, a pessoa pode exigir um título como garantia de que o trabalho será entregue. E todos saem ganhando. É seguro para o contratante e, no caso do profissional, ainda concorre a prêmios. Além disso, ao fim do período estipulado, poderá resgatar o valor pago. Há 18 empresas autorizadas pela Susep para a comercialização do produto, todas com governança, processos de auditoria, que garantem segurança ao cliente”, afirmou Carlos Alberto.

A apresentação do executivo da FenaCap ocorreu durante o painel sobre “Letra de Risco de Seguros e Títulos de Capitalização: transferência de risco e garantia financeira”. A conversa, diante de uma plateia lotada, teve a presença de Debora Tavares, superintendente atuarial do IRB(Re), e mediação de Gabriela Krull, analista sênior da Brasilcap. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de responder a perguntas do público, e uma das questões destinadas ao diretor foi sobre a contribuição dos Títulos de Capitalização para a sociedade como uma ferramenta de disciplina financeira:

“Algumas pessoas não têm a cultura de guardar dinheiro. Os títulos ajudam nessa disciplina financeira. Quem precisa se programar para pagar um seguro de carro, fazer uma viagem, pode contratar um produto mais adequado à necessidade e, durante a vigência, ainda concorrerá a prêmios”, explicou.

O congresso, realizado em dois dias no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, teve início na quinta-feira (29/08).

Danthi Comunicação

You may be interested

Inteligência Artificial reduz tempo de atendimento ao cliente em 70%
Octadesk
59 Vizualizações
Octadesk
59 Vizualizações

Inteligência Artificial reduz tempo de atendimento ao cliente em 70%

Publicação - 20 de setembro de 2024

Imagine uma operação com mais de 30 atendentes, onde grande parte do time está em processo de aprendizado, e a empresa precisa capacitá-los rapidamente, sem impactar a…

4º episódio da segunda temporada do IcatuCast promove debate
Icatu Seguros
72 Vizualizações
Icatu Seguros
72 Vizualizações

4º episódio da segunda temporada do IcatuCast promove debate

Publicação - 20 de setembro de 2024

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro de vida registrou um crescimento de 15,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do…

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?
Artigo
61 Vizualizações
Artigo
61 Vizualizações

Empresas e negócios estão seguros de queimadas e incêndios?

Publicação - 20 de setembro de 2024

Nos últimos 40 anos, quase 1/4 do território brasileiro pegou fogo. As ocorrências de queimadas e incêndios florestais vêm batendo recordes históricos de frequência e severidade, afetando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin