00:00:00
26 Nov

Especialista dá dicas de como saber quanto vale o carro usado na hora da venda

18 de fevereiro de 2019
444 Visualizações

Quilometragem é o critério que mais influencia o preço do automóvel, mas não deve ser o único a ser avaliado pelo vendedor
Especialista em automóveis e CEO da Carflix, Fabio Pinto, dá dicas de como saber o melhor valor para o seu seminovo

Fazer um bom negócio quando o assunto é vender usado é algo que exige alguns cuidados, como por exemplo a definiçãodo preço do veículo. A distância percorrida pelo carro é um dos critérios que mais influencia o preço do automóvel no mundo todo e é também o mais avaliado pelos brasileiros, mas não deve ser a único, é o que afirma Fabio Pinto,especialista e CEO da Carflix (www.carflix.com.br).
Fabio Pinto explica que o tipo de uso do carro e sua conservação são características que podem se sobrepor à quilometragem. “De modo geral, o mercado considera de 10 a 15 mil km rodados por ano, a média ideal para que um carro não seja considerado desgastado. A rodagem também é um dos critérios para definir se um carro será considerado um seminovo ou um usado, entretanto, se o automóvel não estiver bem conservado o valor do seminovo tende a ser mais baixo mesmo se ocarro estiver pouco rodado”, informa Fabio.
Usada como referência para tabelar preços de carros novos e usados, a tabela FIPE é o principal indicador para fazer cotação de valores de compra ou de venda de veículos. “Este material serve como referência para quem não tem ideia de qual o valor doseu automóvel, mas o preço final pode ser diferente a depender de outros fatores como estado de conservação, acessórios e até cor do veículo”, destaca o CEO da Carflix.
Confira outros fatores que influenciam no valor do carro, segundo o especialista:
Estado de conservação
Além da rodagem, o vendedor precisa fazer uma minuciosa inspeção nos pneus, motor, interior e lataria. “Em alguns casos, a quilometragem pode até não influenciar tanto no preço do carro, desde que seu estado de conservação esteja satisfatório”, afirma Pinto.
Acessórios
A presença de acessórios também deve ser avaliada na hora de definir um valor para o automóvel. Por exemplo: se o carro nãotinha ar condicionado de fábrica e passou a ter, tal melhoria vai fazer com o que o preço aumente.
Cor
Um fator que passa despercebido para o vendedor de um carro usado é a sua cor, que erroneamente é considerado apenas um fator estético. Isso porque existem cores que conseguem manter a aparência de novo por mais tempo, como ocinza, prata e tonalidades. Automóveis pretos também são vantajosos, pois evidenciam seu bom estado se estiverem bem conservados. Já os brancos sofrem maior desvalorização, pois sujam com mais facilidade e deixam mais expostas eventuais falhas na pintura.
Depreciação
Por determinação da Receita Federal, todo automóvel de passeio, sofre depreciação de 20% todo em todo ano em relação ao preço do ano anterior. Esse percentual, depois da tabela FIPE, é o principal índice a ser considerado para cotar o preço de um veículo para venda.

Agência NoAr

Foto : site visualhunt

You may be interested

AXA no Brasil anuncia mudanças em sua área comercial
Axa no Brasil
47 Vizualizações
Axa no Brasil
47 Vizualizações

AXA no Brasil anuncia mudanças em sua área comercial

Publicação - 25 de novembro de 2024

A AXA no Brasil anuncia que sua área comercial passará a responder interinamente para a CEO Erika Medici. A mudança ocorre em virtude da saída de Karine…

Diretora da Allianz Partners Brasil é eleita uma das principais líderes de RH do país
Allianz Partners Brasil
56 Vizualizações
Allianz Partners Brasil
56 Vizualizações

Diretora da Allianz Partners Brasil é eleita uma das principais líderes de RH do país

Publicação - 25 de novembro de 2024

A Diretora de Recursos Humanos da Allianz Partners Brasil, Simone Rezende, foi eleita uma das líderes de RH mais influentes do país na primeira fase do 3º…

ENS firma parceria inédita com instituição canadense
Escola de Negócios e Seguros
41 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
41 Vizualizações

ENS firma parceria inédita com instituição canadense

Publicação - 25 de novembro de 2024

Em uma colaboração inédita, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) e o Chartered Institute of Marketing Management of Ontario (CIMMO), do Canadá, firmaram parceria para ampliar as…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin