00:00:00
14 Sep

Instituto de Longevidade MAG lançou Cartilha de Crédito Consciente

6 de maio de 2024
129 Visualizações

O Instituto de Longevidade MAG, uma associação sem fins lucrativos que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento e oferece soluções em prol da Longevidade Financeira da população brasileira, lança nesta quarta-feira (24), a “Cartilha de Crédito Consciente”.
A projeção feita pelos bancos para a expansão da carteira de crédito neste ano mostrou nova redução, passando de 7,6% para 7,4%, com revisão para baixo em praticamente todos os segmentos, mostra a Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas de novembro. Já para 2024, a projeção da carteira total foi novamente revisada para cima, de 8,1% para 8,3%. A alta foi puxada pela carteira com recursos direcionados (de 7,8% para 8,5%), especialmente pessoa física (de 7,9% para 9,1%). Já a projeção para o crescimento da carteira livre caiu de 8,4% para 8,2%.
De acordo com Gleisson Rubin, diretor do Instituto de Longevidade, ao recorrer ao crédito, lidamos com recursos que não são nossos e devem ser devolvidos com juros. “Nos tempos atuais, com as movimentações na Selic, qualquer aquisição feita à base do crédito tem um custo alto. Isso porque juros maiores também encarecem a taxa de captação do dinheiro pelos bancos, que repassam esse custo para o consumidor. Na prática, comprar em prestação, financiar um carro ou uma casa, ou usar dinheiro do cheque especial, ou do cartão de crédito pode arruinar um orçamento se não houver planejamento adequado e muita consciência no uso do crédito”, complementa o executivo.

A Cartilha

O material, apresentado de forma simples e acessível, com dicas, ilustrações e cores, explica que o crédito pode ser usado para o bem, desde que a tomada de decisão não seja feita impulsivamente, mas de forma consciente. O mesmo empréstimo que pode ajudar a abrir um negócio e ganhar receita também pode arruinar as finanças se não for usado corretamente ou se houver imprevistos no meio do caminho para os quais não esteja preparado.
Segundo Gleisson, o crédito consciente implica em um movimento necessário para cada indivíduo avaliar se realmente precisa do crédito. “Caso a resposta seja afirmativa, é crucial que o aposentado saiba escolher a melhor opção, comparar taxas e estabelecer limites de parcelas saudáveis”, concluiu.

 Fala Criativa

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
106 Vizualizações
Aon plc
106 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
103 Vizualizações
CNseg
103 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin