00:00:00
14 Sep

Três motivos para terceirizar a frota

22 de agosto de 2023
157 Visualizações

Mais eficiência e menos custos, é isso que toda empresa busca. Diante desse cenário, a terceirização da frota tem se tornado uma solução inteligente para empresas modernas. Estudos mostram que 35% das grandes multinacionais têm uma frota terceirizada e a tendência é que esse número fique maior. Uma pesquisa do Observatório de Veículos de Empresas (OVE) apontou que 32% das empresas brasileiras projetam ampliar a frota; e 50,6% já pensam na terceirização.

Mas por que terceirizar? Quais são as vantagens? Para esclarecer esses pontos, a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separou 3 motivos. Confira:

• Economia
A terceirização de frotas de veículos evita os altos investimentos iniciais relacionados à compra de automóveis. Além disso, os custos recorrentes, como manutenção, seguro, impostos e depreciação, são transferidos para a locadora de veículos. Estudos mostram que a terceirização pode gerar uma economia de 15% a 20% nos custos totais da frota se comparado a manutenção de uma frota própria. Sendo assim, as despesas são controladas e previsíveis, o que contribui para uma gestão financeira mais eficiente.

• Frota sempre nova
Uma das principais vantagens da terceirização de frotas é a flexibilidade da renovação da frota. Com a locação, é possível ajustar o tamanho da frota de acordo com a demanda, seja para períodos de alta temporada ou para atender a projetos específicos. Além disso, a locadora de veículos é responsável pela renovação constante da frota, garantindo a utilização de veículos mais modernos e eficientes em termos de consumo de combustível e tecnologia embarcada. Uma frota média de veículos alugados é renovada, em média, a cada 24 a 36 meses; uma frota própria, pode demorar até 72 meses para ser substituída. Isso aumenta os custos com manutenção e até com combustível.

• Suporte especializado e redução de burocracia
Terceirizar garante ao cliente um suporte especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso inclui serviços como manutenção preventiva e corretiva, assistência 24 horas, gestão de multas e sinistros, entre outros. Outro ponto positivo é que com a terceirização toda a burocracia relacionada à gestão de uma frota de veículos é menor. Assim, a empresa pode se concentrar no que realmente importa, que são as atividades principais – o core business. Estima-se que a terceirização pode reduzir em até 70% o tempo gasto com tarefas administrativas relacionadas aos veículos, o que libera até 20% do tempo de gestores e colaboradores envolvidos na operação e administração da frota.
A terceirização de frotas de veículos é uma estratégia inteligente para empresas que buscam eficiência, redução de custos e flexibilidade. Os benefícios são inegáveis, desde a redução dos gastos até a possibilidade de contar com veículos modernos e serviços especializados.

Assessoria de Imprensa da OVE

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
110 Vizualizações
Aon plc
110 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
110 Vizualizações
CNseg
110 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin