Como forma de avançar em seu plano de ampliar a diversidade em todos os níveis da empresa, a Allcare Gestora de Saúde criou um programa permanente para levar a discussão sobre a diversidade, equidade e inclusão a cada um dos seus mais de 550 colaboradores. Entre os resultados desse trabalho, a empresa acaba de entregar a Cartilha da Diversidade e Inclusão Allcare, desenvolvida em conjunto com colaboradores de grupos representativos.
Para o lançamento da cartilha, a empresa convidou Franklin Felix de Lima, mestre em psicologia e membro do Comitê de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Com grande experiência em palestras organizacionais, em sua live Diversidade e Inclusão nas Organizações, que contou com a participação dos colaboradores da Allcare, ele pontuou os malefícios do preconceito e da discriminação e a importância do respeito e acolhimento, que devem ser uma constante dentro da organização.
“Acreditamos que a formação estruturada, por meio da educação corporativa, com conteúdo e letramento para a diversidade e inclusão, é a forma mais eficiente de apoiar os colaboradores nessa necessária transformação e, por essa razão, optamos pela construção da cartilha e a sua disponibilização para consulta a qualquer momento”, explica a Gerente Executiva de Pessoas e Cultura da Allcare, Vivian Spina.
Para a definição do conteúdo, foram convidados colaboradores de grupos representativos. Dessa forma, estiveram diretamente envolvidos na construção da cartilha cinco pessoas, garantindo representatividade de todos os grupos retratados: mulheres, negros, 50+, LGBTQIA+ e PCD. “Ter representatividade na criação da cartilha foi fundamental para que o olhar fosse diverso, dando espaço para todos se sentirem parte dessa construção”, comenta Vivian.
“Tirar do papel”, aliás, é um dos grandes desafios das empresas que buscam a diversidade. Na Allcare, o olhar para a inclusão já é parte do dia a dia da equipe de Gestão de Pessoas, que, a partir do Programa de Diversidade e Inclusão, promove ações efetivas nessa direção.
Um exemplo prático de ação é o Programa de Estágio para Mães Universitárias, com vagas afirmativas para estudantes que queiram entrar ou retornar ao mercado de trabalho. “Inúmeras pesquisas mostram que, infelizmente, ainda existe resistência a esse grupo de mulheres nas empresas. Para nós, ao contrário, as mães representam um perfil muito desejado, já que somos uma empresa de saúde, que tem como foco o cuidado com as pessoas, o que inclui características como paciência, acolhimento e escuta, entre outras”, destaca Vivian.
A Cartilha da Diversidade e Inclusão Allcare está disponível para todos os colaboradores na intranet da empresa e na plataforma de e-learning da empresa, o Capacita Allcare.
Lúcia Guimarães
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

