Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% dos lares do país são chefiados por mulheres. Muitas dessas mães são responsáveis pelas finanças de suas famílias e, grande parte delas, têm ações voltadas à preocupação com o futuro financeiro dos filhos. Isto pode ajudar a explicar os dados de um estudo feito pela Brasilprev, que apontou que elas têm um papel de destaque na contratação dos planos de previdência para as crianças da empresa: os planos Brasilprev Júnior e Brasilprev Júnior Educação.
Especialista e líder desse setor, a Brasilprev fez a análise a partir da sua base de clientes em todo o país, que ultrapassa a marca de 2,5 milhões. O levantamento aponta o protagonismo das mães na contratação e manutenção desses planos, que são destinados especialmente às pessoas com idades entre 0 e 21 anos.
“Dos 738 mil planos ativos nos produtos Brasilprev Júnior em nossa base, as mães são responsáveis financeiras por 284,8 mil, ou seja, 38%. Enquanto isso, os pais são os representantes legais em 250,9 mil planos”, comenta o superintendente de produtos da companhia, Sandro Bonfim (foto). “Isso mostra uma predisposição maior das mães iniciarem o planejamento de futuro dos seus filhos, o que é um passo importante no processo de educação financeira”.
O estudo possibilitou, ainda, analisar o perfil dessas mães. A idade média delas é de 41 anos. Porém, por faixa etária, 23% possuem entre 41 e 50 anos de idade, seguida pelas que têm entre 31 e 40 anos (16%) e por 14% na faixa entre 51 e 60 anos; 10% têm entre 61 e 70 anos e apenas 7% possuem mais de 70 anos de idade. Já com relação à faixa etária dos beneficiados, a maioria (36%) tem entre 7 e 14 anos, 27% entre 15 e 21 anos e 18% até 6 anos.
Ao avaliar a presença das mães responsáveis pelos planos Júnior regionalmente: 43% concentram-se na Região Sudeste, seguida da Nordeste, com 23%, Sul (17%) e Centro-Oeste (11%) e Norte (7%).
Objetivo da contratação: educação
A Brasilprev foi a companhia que inaugurou na indústria de previdência brasileira o segmento menor, ao lançar o produto Brasilprev Júnior, em 1997. Desde então, a companhia vem percebendo, por meio de pesquisas qualitativas com seus clientes, que o principal objetivo deles ao contratá-lo é acumular recursos financeiros para projetos de educação dos pequenos – como faculdade, pós-graduação e intercâmbio, para citar três exemplos.
Dessa forma, em outubro de 2022, a companhia lançou o Brasilprev Júnior Educação, que ao contrário de outros planos de previdência, inclui automaticamente a contratação de uma cobertura de pensão. Esta é paga mensalmente caso ele venha a falecer, o que garante uma renda mensal temporária ao beneficiário até que complete 21 anos de idade ou 24, se for universitário.
Em ambos os produtos as contribuições periódica e esporádica têm valor mínimo de R$ 100 e a contribuição única ou inicial de R$ 10 mil. A Brasilprev não cobra taxa de carregamento e a TAF depende da composição desses valores. Já os benefícios fiscais são os mesmos dos demais planos oferecidos pela companhia: dedução de até 12% da renda bruta anual; no caso do VGBL, tributação sobre o valor do resgate na modalidade VGBL; se for PGBL, apenas sobre o valor dos rendimentos.
G&A Comunicação Corporativa
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…