A Aon plc (NYSE: AON), líder mundial em serviços profissionais, desenvolveu uma solução inédita no Brasil para viabilizar a captação de recursos via Certificado de Recebimento do Agronegócio (CRA). Pela primeira vez no país, uma operação do gênero utiliza o próprio rebanho do titular como uma das garantias para o pagamento acompanhada de uma apólice de seguro de vida dos animais como instrumento para reforçar a garantia da operação. O processo foi classificado como Título Verde através dos impactos ambientais positivos de operações agropecuárias, como gestão de resíduos e economia circular. A novidade é fruto de um trabalho em conjunto da Aon Brasil com a consultoria Alvarez & Marsal na estruturação e distribuição de uma solução totalmente customizada para a Green Farming, fazenda produtora de carne para o mercado brasileiro e exportação.
A efetivação do CRA Verde, que ocorreu no segundo semestre, captou R$ 50 milhões para este player de referência no segmento de bovinos. A partir desta etapa, os recursos serão utilizados para expansão do plantel pecuário e também para injetar capital de giro à própria agroindústria. O destaque da operação é o CRA: incluído pela primeira vez como garantia adicional de uma apólice de seguro do próprio rebanho. Este arranjo garante a vida dos animais em caso de sinistros.
De acordo com o Diretor Regional de Food & Agribusiness da Aon LATAM, Paulo Vitor Rodrigues, a captação demonstra enorme potencial para a geração de novos negócios. “Acreditamos que o seguro agrícola é um instrumento importante na composição de garantias em operações financeiras no mercado de capitais. E será cada vez mais procurado por investidores do agronegócio para proteção contra variáveis climáticas do setor, atraídos também pela possibilidade de um novo arranjo orientado às demandas do ESG”.
A inesperada potência verde
Apesar das dificuldades estruturais para o avanço das políticas de ESG no Brasil, o nosso país consegue se manter como a maior referência de Títulos Verdes na América Latina. E o setor que sustenta esse destaque é o Agronegócio, que já emitiu mais de 4 bilhões de dólares em Títulos Verdes desde 2015 — ano de estreia desse tipo de arranjo por aqui.
Segundo o relatório da Climate Bond Iniciativa¹ – órgão global de benchmark para Títulos Verdes — o Agro brasileiro reúne potencial para levantar mais de 163 bilhões de dólares em investimentos até 2030. “O estudo mostra que as iniciativas voltadas para Energia Renovável e o Uso da Terra, a categoria que abarca a Pecuária, entre outras modalidades da economia do solo, são as mais promissoras para o mercado de financiamento sustentável da Agricultura no Brasil. Comparada à China e outros players da Ásia, nosso mercado ainda é incipiente, mas é inegável o seu imenso potencial de crescimento, em uma escala de tempo relativamente curta”, explica o Diretor de Verticais de Indústrias, M&A e soluções em ESG da Aon Brasil, Thiago Lang.
O relatório mostra que os Títulos Verdes correspondem por 84% do mercado dos papeis da dívida sustentável no Brasil, que já acumulou mais de 9 bilhões de dólares emitidos.
Fonte¹ | Análise do Mercado de Financiamento Sustentável da Agricultura no Brasil | Climate Bond
(Base: fevereiro/2021)
FSB Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…