00:00:00
25 Nov

Tecnologia multibiométrica: fórmula para o sucesso e seus efeitos para o setor de seguros

7 de novembro de 2022
232 Visualizações

A massificação da tecnologia vem exigindo um alto poder de inovação do mercado de seguros. Existem diversas ferramentas que proporcionam a simplificação de processos que, outrora, traziam inúmeros impactos ao setor com relação ao tempo e à experiência do cliente. Atualmente, o segmento caminha para uma maturidade tecnológica elevada, mas, certamente, ainda há muito espaço para melhorias, especialmente, no que diz respeito à segurança e às tecnologias multibiométricas.

Tendo em vista este cenário, as falhas de segurança no mercado de seguros têm chamado a atenção, especialmente, pelos prejuízos gerados a partir delas. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), durante o primeiro semestre de 2021, 15,6% dos sinistros registrados no país foram classificados como suspeitos, somando um valor de R$ 349,3 milhões em fraudes. Dados, esses, que evidenciam a necessidade das seguradoras em buscarem por soluções eficazes na blindagem de seus sistemas biométricos de segurança.

Com o avanço tecnológico as seguradoras passaram a implantar em seus negócios recursos como Machine Learning, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, trazendo mais precisão em dados para a tomada de decisões e agilidade no atendimento, proporcionando aos seus clientes uma experiência 360°. Entretanto, com o surgimento da pandemia, muitas seguradoras implantaram serviços para preencher, de maneira emergencial, uma lacuna, deixando brechas para fraudes. Desta forma, é fundamental que haja simplificação no processo de contratação, mas, também, é imprescindível que essa simplificação esteja acompanhada de máxima segurança.

Com o objetivo de incluir soluções multibiométricas em seu processo de onboarding de clientes e ampliar a segurança dos procedimentos, uma das maiores seguradoras do mundo implementou serviços de prevenção de fraudes por roubo de identidade, a partir da assinatura eletrônica com vídeo do momento da assinatura. Neste processo, é feita a captura da biometria facial e do autógrafo, finalizando com um vídeo acordo em que a pessoa confirma a contratação, capturando a biometria de voz e oferecendo ampla segurança e atribuição ao processo.

A partir disso, a seguradora estava pronta para realizar as vendas à distância em 2020, quando tivemos o início da pandemia, realizando as assinaturas de apólices de maneira 100% digital. De acordo com dados da empresa, como resultado foi registrado um aumento de 25% de vendas no período, enquanto outras seguradoras, que ainda não estavam prontas para um onboarding digital, sofreram perdas relevantes de vendas.

Neste sentido, as tecnologias multibiométricas para validação de identidade tornaram-se indispensáveis para preencher esse gargalo, considerando que ofereça uma experiência completa, com foco no usuário e, também, garantindo veracidade ao procedimento. Isto porque, implantar uma tecnologia completa, logo no início do processo, além de inibir as ações criminosas, garante ao cliente e ao segurador transparência e segurança em toda a jornada do consumidor.

Principais benefícios do investimento em tecnologia para o mercado de seguros
A adoção de soluções tecnológicas garante ao mercado de seguros diversos outros benefícios, sejam financeiros, operacionais ou de segurança, como, por exemplo, a redução de fraudes e de prejuízos, economia de materiais com os arquivos na nuvem, redução de estoque, além de endossar a fidelização de clientes ao proporcionar uma experiência rápida e positiva.

É importante mencionar, também, a chegada das Insurtechs, Fintechs e Startups, que trouxeram ao mercado de seguros uma grande revolução, com produtos e serviços que simplificam a jornada do usuário e aumentam a competitividade do setor, levando as seguradoras a buscarem cada vez mais inovação para se diferenciarem da concorrência. Ao final, o principal beneficiado é o cliente, que passa a ter uma ampla gama de opções e serviços diferenciados para atender a sua necessidade.

Quem também colabora para a amplificar as vantagens do consumidor é o Open Insurance. Com a implementação deste novo modelo, haverá maior transparência no compartilhamento de dados e, consequentemente, mais competitividade no setor. Assim, os segurados passam a ter mais clareza para a tomada de decisão e isso exigirá das seguradoras uma virada tecnológica em seus processos, uma vez que será necessário implantar serviços inovadores, seguros e, claro, com foco total na experiência do usuário. Afinal, a competitividade que já é grande, tende a aumentar, não deixando margem para erros.

Desta forma, não é possível imaginar a utilização de qualquer ferramenta que não seja tecnológica nos processos deste mercado. Não há mais espaço para o analógico. Portanto, todos os segmentos, em especial o de seguros, precisam realizar a transformação digital, em todos os canais, proporcionando uma experiência omnichannel aos seus clientes, sempre com foco no usuário e sua usabilidade.

EPR

por Carlos Chavarría é CEO da NA-AT Technologies, empresa mexicana especializada em biometria

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
75 Vizualizações
Unimed
75 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
99 Vizualizações
Bradesco Seguros
99 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
68 Vizualizações
Allianz Partners
68 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin