00:00:00
22 Nov

Brasil permanece como um dos dez países com maior potencial para o mercado de seguros, aponta estudo

3 de novembro de 2022
166 Visualizações

Segundo o “Índice Global de Potencial Segurador” (GIP), desenvolvido pela MAPFRE Economics — área do Grupo MAPFRE dedicada a pesquisas e análises sobre seguros, previdência, macroeconomia e finanças, o Brasil permanece como um dos dez países com maior potencial para crescimento do setor segurador pelo quarto ano consecutivo. No ranking, que analisou 96 mercados, o País se manteve no 8º lugar no segmento Não Vida e ficou em 9º no segmento Vida.

“Mesmo diante de tantos desafios que estamos vivenciando, o Brasil sustentou seu grande potencial para o desenvolvimento do mercado de seguros, justamente por ser uma potência econômica”, considera Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil. “O GIP mostra que o seguro tem uma representatividade específica nas economias de importantes países, tanto desenvolvidos quanto emergentes, além de seu valor social de proteção às pessoas, famílias, bens, patrimônios e empresas”, afirma.

Para o executivo, o mercado segurador brasileiro precisa seguir sua trajetória de crescimento aproveitando as oportunidades que a cultura do seguro tem apresentado no dia a dia da economia brasileira. “A sociedade tem se mostrado cada vez mais consciente que tudo ao seu redor está interligado e temos que aproveitar o momento para ampliarmos nossa atuação, comprovando que as soluções que o mercado de seguros oferece são partes fundamentais do seu cotidiano”, ressalta.

Segmento Vida
Os primeiros cinco países (China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Indonésia) pertencem aos mercados de seguros de Vida considerados Tier-1. Eles são seguidos por Alemanha, Turquia, Japão, Brasil e México, que lideram a parte superior do Tier-2. Os quatro primeiros deste ranking mantêm suas posições relativas em relação ao ano anterior, enquanto o Japão foi superado pela Indonésia. Por outro lado, a Alemanha subiu uma posição e a Turquia subiu três posições, sendo a sétima economia com maior potencial segurador no ramo Vida. Em relação ao ano anterior, observa-se um crescimento generalizado do potencial segurador, destacando-se os mercados da Rússia e da Turquia.

Segmento Não-Vida
Levando em conta seu potencial segurador medido por meio do GIP-MAPFRE, as cinco primeiras posições do ranking do segmento Não Vida são para a China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Indonésia (Tier-1). A mudança mais importante dentro do Tier-1 é a entrada da Rússia, que se posiciona em quarto lugar, desbancando o Japão, que ocupou essa posição em 2021 e está em sétimo lugar este ano. Correspondente ao grupo Tier-2, a Alemanha também ocupa a sexta posição acima do Japão, seguida do Brasil, França e México, destacando-se a ascensão da França para a nona posição, enquanto o Reino Unido caiu três posições em relação à estimativa do ano anterior, agora em 12º lugar. Em relação a 2021, observa-se um crescimento do potencial generalizado do segmento Não-Vida, com destaque para os mercados do México, Brasil e Arábia Saudita.

Entenda o GIP-MAPFRE

O GIP é a primeira métrica internacional que apresenta os países com mais possibilidades de crescimento para a indústria seguradora em médio e longo prazos.

O índice, desenvolvido pela MAPFRE Economics, se baseia na Estimativa da Abertura de Proteção do Seguro (BPS), que representa a diferença entre as coberturas de seguros que são economicamente necessárias e benéficas para a sociedade e o valor dessas coberturas efetivamente adquiridas.

O conceito se modifica em função do crescimento da economia e da população de um país e do surgimento de novos riscos inerentes ao desenvolvimento econômico e social.

No estudo mais recente, essa diferença atingiu 7 bilhões de dólares, ou 730 pontos base (BPS) do PIB global; valor que se distribui em 67,6% para o segmento Vida e os 32,4% ao segmento Não Vida (4,7 e 2,8 bilhões de dólares, respetivamente).

“Devemos levar em conta dois aspectos relevantes que foram identificados: a primeira é que a maior parte do gap de seguros vem dos países emergentes, com 77,6%, e o segundo é que o gap de seguros do segmento Vida cresceu mais rápido que o do segmento de Não Vida”, menciona Manuel Aguilera, CEO da MAPFRE Economics.

Dentro do estudo deste ano, o GIP destacou o comportamento extraordinário da China dentro dos BRICS, em que a contribuição no PIB cresceu para dois dígitos (19,8%), embora não tenha obtido o maior crescimento em volume de prêmios. Assim, o gigante asiático deixa esse mérito para os demais países desenvolvidos (19,0%) e o G7 formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido (10,4%), sendo estes os maiores contribuintes no crescimento do BPS em relação ao PIB e na diminuição do índice de penetração relativa no mercado Vida.

Em termos gerais, a evolução do GIP-MAPFRE mostra uma tendência crescente no período 2017-2021, no entanto, os valores pré-pandemia atingidos em 2019 não foram ultrapassados nesta pesquisa.

O GIP-MAPFRE 2022 está disponível na íntegra, em espanhol, neste link: https://documentacion.fundacionmapfre.org/documentacion/publico/es/media/group/1116737.do

InPress Porter Novelli

 

You may be interested

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
15 Vizualizações
Bradesco Seguros
15 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
9 Vizualizações
Allianz Partners
9 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados
Interesse Mercado
42 Vizualizações
Interesse Mercado
42 Vizualizações

Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Tokio Marine Seguradora, uma das maiores companhias de seguros do Brasil e subsidiária do Grupo Tokio Marine, multinacional japonesa presente em 46 países, é a mais…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin