00:00:00
22 Nov

Evento marcou lançamento de estudo sobre mulheres no setor

4 de outubro de 2022
288 Visualizações

Na última terça-feira, 27 de setembro, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu, em sua Unidade em São Paulo (SP), evento presencial para lançamento do 4º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil.

O encontro foi conduzido pelos autores da pesquisa, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, e o economista e consultor Francisco Galiza, que apresentaram os principais dados da nova atualização. Houve ainda debate com a participação da presidente da Comissão de Recursos Humanos da CNseg e vice-presidente da SulAmérica, Patrícia Coimbra; da CEO da Liberty Seguros, Patrícia Chacon; do chief Human Resources Officer e diretor executivo da AXA Seguros no Brasil, Alexandre Campos; e da vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, que interagiu remotamente.

O novo recorte do estudo mostra que as mulheres continuam sendo maioria no mercado de seguros, representando 54% dos cargos do setor. Apesar disso, os homens ainda ocupam o dobro das posições de gestão: para cada dois executivos homens, há uma mulher. “Porém, quando começamos o estudo, há 10 anos, este número era de 4 para 1. Então, diria que essa é a melhor notícia”, explicou Maria Helena Monteiro.

O trabalho apontou que, no cargo de coordenador, os números são iguais entre os dois gêneros, e, na posição de gerente, a igualdade está próxima. “Isso quer dizer que as mulheres estão chegando lá. Acredito que é uma questão de tempo para mudarmos isso. Houve uma melhora expressiva em termos de inclusão e diversidade da mulher em seguros. As coisas estão melhorando bastante, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, ressaltou Maria Helena.

Diversidade e rentabilidade

Francisco Galiza também destacou uma melhora expressiva na participação das mulheres em cargos executivos e afirmou que há motivos para comemorar. “O que o mercado de seguros evoluiu nos últimos 10 anos é um case para outros setores da economia”.

Segundo o economista, esta edição da pesquisa contou com a participação de 400 executivas na avaliação qualitativa, contra apenas 70 em 2012, ano da primeira edição do estudo. “Nesta etapa, colhemos sugestões, comentários e análises sobre o que o mercado de seguros deve e pode fazer. É um material muito rico, que as empresas devem ler com atenção”, recomendou.

As sugestões para as empresas incluem temas como flexibilização de horários, metas para promoção das mulheres com vistas a chegar a 50/50, educação corporativa contra o preconceito, divulgação do percentual de mulheres que participam das empresas, entre outros aspectos.

Galiza ressaltou ainda a importância da diversidade nas corporações. “Estruturas mais diversas são mais lucrativas. Além de ser um pilar civilizatório, a diversidade é também um pilar de rentabilidade para as empresas”.

Hiato de confiança

De acordo com Maria Helena, 16 seguradoras participaram da pesquisa, o que representa um universo de 20 mil funcionários. Neste cenário, 54,4% dos funcionários das seguradoras são mulheres, entretanto, em nível de Diretoria, 69% são homens e 31% mulheres.

Quanto à remuneração, o estudo identificou que as mulheres ainda recebem cerca de 70% do salário masculino. Segundo a diretora, as mulheres são mais cautelosas quando se candidatam aos empregos, além de mais modestas. Também se destaca o fato de as mulheres se posicionarem menos em reuniões predominantemente masculinas e de serem mais relutantes em pedir aumento de salário.

“Há um hiato de confiança, porque as mulheres não agem como os homens. Eles ficam muito mais à vontade para enaltecer o próprio trabalho. Homens ousam mais na carreira porque não contam com o peso da culpa pelos fracassos”, pontuou Maria Helena.

Acesse o canal da Escola no YouTube e veja como foi o evento na íntegra: www.youtube.com/watch?v=0SB12tDByUY

Comunicação Escola de Negócios e Seguros

 

You may be interested

Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados
Interesse Mercado
5 Vizualizações
Interesse Mercado
5 Vizualizações

Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Tokio Marine Seguradora, uma das maiores companhias de seguros do Brasil e subsidiária do Grupo Tokio Marine, multinacional japonesa presente em 46 países, é a mais…

Dia do Músico: Bradesco Seguro Equipamento Musical
Bradesco Seguros
16 Vizualizações
Bradesco Seguros
16 Vizualizações

Dia do Músico: Bradesco Seguro Equipamento Musical

Publicação - 22 de novembro de 2024

No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico. Para garantir a proteção de todos aqueles que amam ou vivem de música, a Bradesco Seguros…

Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Icatu Seguros
40 Vizualizações
Icatu Seguros
40 Vizualizações

Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin