Quais os prejuízos causados por um ataque cibernético? Este é um questionamento difícil de responder, visto que os danos causados por um ciberataque podem alcançar cifras milionárias. Os cibercriminosos visam, em grandes ou menores proporções, a vulnerabilidade das empresas.
Os ataques cibernéticos trazem graves consequências para a saúde financeira das organizações, prejudicando ainda a reputação e a imagem das marcas em razão do vazamento de dados. O cenário se agravou nos últimos dois anos em virtude da pandemia da Covid-19, que trouxe o aumento do uso de novas ferramentas tecnológicas para funções de trabalho e estudo.
De acordo com informações publicadas no jornal O Dia, o Brasil atingiu, em 2021, o segundo lugar entre os países que mais sofreram ataques virtuais criminosos na América Latina e Caribe, subindo uma posição desde o início da pandemia. Os dados são de levantamento realizado pela Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America.
No Brasil, foram registrados 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no ano passado, um aumento de mais de 950% em relação a 2020. Com isso, a procura por seguros que cobrem riscos cibernéticos alcançou, em março de 2022, o maior patamar de arrecadação desde a criação dessa modalidade, com cerca de R$ 13 milhões. O volume representa um crescimento de 23,4% em relação ao mesmo mês de 2021.
No acumulado de janeiro a março de 2022, este seguro alcançou R$ 34,5 milhões, de acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Prevenção, a melhor solução
A maneira mais eficiente de evitar os prejuízos causados por invasões virtuais passa pela contratação de ferramentas de proteção, como o seguro cibernético, e pela implantação de programas de disseminação da cultura da segurança da informação.
Visando preparar profissionais e organizações para lidarem com esse cenário, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) oferece o curso de extensão Cyber Security para Gestores. Ministrado em parceria com a IBM, o programa apresenta ferramentas para combater e prevenir os ciberataques, além de proporcionar uma experiência em gestão relacionada a sistemas de segurança que entendam, raciocinem, aprendam e reajam proativamente às ameaças cibernéticas.
Ministrado por um corpo docente experiente e atuante no segmento, o curso oferece uma série de micro palestras conduzidas por profissionais do mercado, proporcionando rica troca de informações, debates e networking.
As inscrições estão abertas e as aulas começam em agosto, na modalidade online. Faça sua matrícula e aprenda como se prevenir das ameaças digitais.
Comunicação Escola de Negócios e Seguros
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









