“O sucesso não tem a ver com quanto dinheiro você ganha, mas com a diferença que você faz na vida de outras pessoas.” (Michelle Obama)
O mercado de seguros está repleto de profissionais bem capacitadas e preparadas para cargos de alta liderança e responsabilidade. Mas o caminho de equidade está longe de ser satisfatório, pois poucas colocações, são ocupadas por mulheres.
Segundo o 3º Estudo sobre as Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil*, os dados indicam uma melhora significativa dos indicadores, desde 2012, quando a primeira pesquisa do gênero foi realizada sobre o retrato da presença feminina no setor.
Desenvolvido pela diretora de ensino técnico da Escola Nacional de Seguros*, Maria Helena Monteiro, e pelo economista Francisco Galiza, este novo levantamento aponta, atualiza e dá voz à relação das mulheres com o mercado de seguros e, por consequência, com o mercado de trabalho. Por exemplo: de cada quatro executivos de seguradoras, um é mulher. Essa proporção já foi mais desvantajosa nos estudos anteriores, realizados em 2012 e 2016.
Hoje, as mulheres ganham em torno de 70% dos salários dos homens, mas isso não é muito diferente do que ocorre no resto do mundo. Não só o número de executivas cresceu como as mulheres em cargos gerenciais aumentaram bastante, e já são 47% nesse nível. Conforme analisa o estudo, devido à importância desse mercado para as mulheres, já existem diversas estimativas para avaliar a relevância desse segmento, com sugestões de como o setor pode alcançar um maior sucesso.
Há um longo caminho a ser percorrido, para que a valorização feminina no mercado de trabalho, não só de seguros, seja satisfatória. A partir da edição nº 41, a Revista Insurance Corp, abre espaço para as mulheres do setor, contarem suas experiências, perdas e ganhos, traduzindo como o mercado pode fomentar a expansão das profissionais.
Aguardem a primeira coluna, que será assinado por mulheres da indústria do seguro e resseguros.
Feliz dia das mulheres para todas, com mais igualdade e oportunidades!
Márcia Kovacs – Redação
- Estudos e Pesquisas, Maria Helena Monteiro e Francisco Galiza/ Editora: ENS – 3ª edição – 2019
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…