“O sucesso não tem a ver com quanto dinheiro você ganha, mas com a diferença que você faz na vida de outras pessoas.” (Michelle Obama)
O mercado de seguros está repleto de profissionais bem capacitadas e preparadas para cargos de alta liderança e responsabilidade. Mas o caminho de equidade está longe de ser satisfatório, pois poucas colocações, são ocupadas por mulheres.
Segundo o 3º Estudo sobre as Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil*, os dados indicam uma melhora significativa dos indicadores, desde 2012, quando a primeira pesquisa do gênero foi realizada sobre o retrato da presença feminina no setor.
Desenvolvido pela diretora de ensino técnico da Escola Nacional de Seguros*, Maria Helena Monteiro, e pelo economista Francisco Galiza, este novo levantamento aponta, atualiza e dá voz à relação das mulheres com o mercado de seguros e, por consequência, com o mercado de trabalho. Por exemplo: de cada quatro executivos de seguradoras, um é mulher. Essa proporção já foi mais desvantajosa nos estudos anteriores, realizados em 2012 e 2016.
Hoje, as mulheres ganham em torno de 70% dos salários dos homens, mas isso não é muito diferente do que ocorre no resto do mundo. Não só o número de executivas cresceu como as mulheres em cargos gerenciais aumentaram bastante, e já são 47% nesse nível. Conforme analisa o estudo, devido à importância desse mercado para as mulheres, já existem diversas estimativas para avaliar a relevância desse segmento, com sugestões de como o setor pode alcançar um maior sucesso.
Há um longo caminho a ser percorrido, para que a valorização feminina no mercado de trabalho, não só de seguros, seja satisfatória. A partir da edição nº 41, a Revista Insurance Corp, abre espaço para as mulheres do setor, contarem suas experiências, perdas e ganhos, traduzindo como o mercado pode fomentar a expansão das profissionais.
Aguardem a primeira coluna, que será assinado por mulheres da indústria do seguro e resseguros.
Feliz dia das mulheres para todas, com mais igualdade e oportunidades!
Márcia Kovacs – Redação
- Estudos e Pesquisas, Maria Helena Monteiro e Francisco Galiza/ Editora: ENS – 3ª edição – 2019
You may be interested
Tokio Marine lança campanha Tokio Acelera
Publicação - 2 de maio de 2024Com o objetivo de incentivar os Corretores e Assessorias a prospectarem e fecharem mais negócios, a Tokio Marine anuncia o lançamento da campanha Tokio Acelera, que garante…
DEI nas empresas
Publicação - 2 de maio de 2024A busca por ambientes de trabalho mais diversificados, equitativos e inclusivos tem se destacado como uma prioridade nas estratégias corporativas contemporâneas. A sigla DEI (Diversidade, Equidade e…
Faturamento do Grupo Bradesco Seguros cresce 11,8%
Publicação - 2 de maio de 2024O Grupo Bradesco Seguros registrou expansão de 11,8% no faturamento de janeiro a março de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando R$…