00:00:00
22 Nov

Tendências no mercado de auto: como você está se preparando?

8 de outubro de 2021
394 Visualizações

Não seria surpresa dizer que a pandemia da COVID-19 afetou todos os aspectos de nossas vidas. Algumas transformações foram repentinas como o distanciamento social, a restrição de viagens, além de uma mudança acentuada no comportamento humano com relação ao consumo e à mobilidade. Outras foram apenas aceleradas pela adoção de comportamentos que já vinham ganhando força como a digitalização de diferentes serviços como de compras, bancários e outros.

Esses novos padrões de comportamento e preferência dos consumidores abrem espaço para a formação de novos hábitos. Afinal, todos nós queremos ter uma vivência positiva em toda a cadeia de valor de consumo, não é mesmo?! Especialmente se falamos de experiências digitais.

2020 foi um ano que impactou também a indústria automotiva – e o cenário parece não ser muito diferente em 2021. Com a lenta retomada da economia e uma previsão de recuperação do PIB em 3% no Brasil neste ano (de acordo com o Swiss Re Institute), vemos o setor de automóveis sendo impactado pela redução na venda de veículos novos. De acordo com a ANFAVEA, houve uma diminuição de cerca de 31,6% na produção de novos carros em 2020 comparado com 2019. Tal diminuição, por consequência, impacta diretamente os resultados no mercado de seguros de auto.

Nosso estudo “All change: how COVID-19 is transforming consumer behaviour” aponta tendências que se intensificaram durante a pandemia (e devem perdurar após o seu fim), como a mobilidade, a redução temporária tanto do transporte coletivo como privado. Estas mudanças abrem espaço para novas demandas. Nesta linha, o estudo identificou que alguns mercados têm adotado modelos de produtos “pago por quilômetro”, no qual o segurado paga conforme a distância dirigida e as coberturas são desenhadas de forma customizada às suas necessidades.

Mas a pergunta é: como criar valor aos clientes em tempos de mudanças?

As seguradoras podem mitigar os desafios atuais e propor aos seus clientes soluções inovadoras e alinhadas a essas tendências, utilizando novas tecnologias e modelos de precificação baseados em dados, que vão além do perfil do condutor. Por exemplo, a adoção de telemetria oferece às seguradoras dados valiosos que permitem melhorar a seleção de riscos e precificar de acordo com o comportamento do condutor, além de contribuir com a digitalização da cadeia de valor do seguro de automóvel. Assim, o uso desses novos dados pode agregar mais valor ao processo de compra de seguros, de gestão de sinistros e de interação com os clientes.

Para muitas seguradoras, a implementação de uma solução de telemetria pode ser um processo complexo e caro, que consome muitos recursos. Os desafios incluem ainda a compilação de grandes quantidades de dados para desenvolver um modelo de pontuação de condução adequado e criação de conhecimento e habilidades. No entanto, acreditamos que os custos em oportunidades perdidas serão maiores do que os custos do desenvolvimento em si. Por isso, estamos felizes em compartilhar que, em colaboração com parceiros estratégicos, a Swiss Re criou uma solução compreensiva em telemetria para ajudar os seus clientes a diferenciar sua proposta de valor aos consumidores finais.

O uso de novas tecnologias como telemetria e a análise de dados serão fundamentais para a nossa indústria fazer frente às novas demandas e hábitos dos consumidores, além de viabilizar a cobertura para os riscos que emergem com as novas necessidades de mobilidade. Entregar uma melhor experiencia e serviços pertinentes será crucial para construir relacionamentos duradouros com o cliente final e aumentar a sua percepção de valor com o seguro. Como resseguradora, entendemos esses desafios e acreditamos que trabalhar juntos é essencial para tornar o mundo um lugar mais resiliente nos próximos anos.

Por Fred Knapp, Head Reinsurance Brazil & South Cone Americas of Swiss Re Brasil

BCW Moving People

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin