O Grupo SURA e suas filiais, a Suramericana (Seguros SURA) e SURA Asset Management, demonstraram no último ano a relevância das suas estratégias nas indústrias que estão presentes para gerar valor e contribuir com cada um dos 37.9 milhões de clientes em 10 países da região que confiaram na SURA como uma aliada durante a pandemia e na recuperação econômica durante o ano de 2021.
Prova disso tem sido pela prioridade de cuidar e salvar vidas com a prestação de serviços de saúde na Colômbia, onde os pacientes com COVID-19 acompanhados pela SURA apresentam menor índice de letalidade; as iniciativas de financiamento e capacitação para micro, pequenas e médias empresas; a preservação do emprego em todas as companhias e a criação de outros onde foi necessário; aproximadamente USD 379 milhões destinados para as despesas e custos no atendimento dos segurados e afiliados; assim como a agilidade em resposta às solicitações de 3.2 milhões de pessoas para retirar parte da poupança previdenciária e suprir suas necessidades diante dos efeitos da crise, conforme as mudanças regulatórias no Peru e no Chile.
“No último ano valorizamos a relevância dos negócios da SURA para o bem-estar das pessoas e a competitividade das empresas latino-americanas. Além disso, os resultados financeiros em 2020 foram resilientes e melhores do que projetamos no início da pandemia, com indicadores positivos de receita das companhias Suramericana e SURA Asset Management, e ao mesmo tempo, do Grupo SURA onde colhemos os benefícios de um portfólio equilibrado”, comenta Gonzalo Pérez, Presidente do Grupo SURA.
Gestão relevante no último ano
As companhias do Grupo Empresarial não só mantiveram os postos de trabalho desde o início da pandemia, como aumentaram o número de colaboradores, com um total de 31,580, 4.3% a mais que em 2019. Além disso, o investimento social cresceu no último ano para USD 24.7 milhões, feito diretamente pelas companhias e através da Fundação SURA na Colômbia, México e Chile, dirigida em boa parte aos setores mais sensíveis como a saúde, a educação e a cultura.
A Suramericana, por exemplo, acompanhou mais de 100 mil MPMEs em nove países com conhecimento especializado na plataforma Empresas SURA, desenvolveu novas soluções nos segmentos de Vida e Gerais e ampliou as coberturas e assistências do portfólio de seguros. Sua filial na Colômbia expandiu as capacidades em telemedicina, adiantou mais de 19.5 milhões de benefícios para a saúde associados à pandemia, e a taxa de letalidade de pacientes com COVID-19 da Seguros SURA foi de 0.63%, um quarto do registrado pela Colômbia (2.63%) e um terço da média mundial (2.18%), no final de 2020.
A SURA Asset Management registrou rentabilidade positiva dos fundos administrados e, embora tenha sido inferior a 2019, é encorajador para seus 20.3 milhões de clientes em um ambiente complexo e volátil para os mercados. Além disso, os processos para retirada do FGTS foram agilizados e flexibilizados na Colômbia, assim como o seguro de desemprego no Chile e no México, para ajudar a mitigar o impacto para quem perdeu o emprego. Também foram disponibilizados diversos tipos de recursos de financiamento que proporcionaram liquidez a 1,282 pequenas e médias empresas na Colômbia, Peru e Chile. Além disso, a SURA Investment Management lançou vários fundos de investimentos para alavancar a recuperação econômica e a criação de emprego em setores como infraestrutura.
Por sua vez, o Grupo SURA avançou nos testes de estresse realizados desde abril de 2020 em função dos possíveis impactos da pandemia em diferentes cenários com o objetivo de monitorar a liquidez e a solvência das companhias que são o foco do seu portfólio, que no final do ano não exigia capitalizações. As análises também permitiram antecipar e realizar uma emissão de bônus em agosto passado para garantir a liquidez exigida em 2021 frente às obrigações financeiras, melhorar o perfil da dívida e o custo passivo. Além disso, em 2020 a dívida líquida do Grupo SURA reduziu USD 138,933 milhões e sua exposição ao dólar caiu de 10% para 4%.
Resultados consolidados de 2020
“A capacidade de adaptação das filiais, mantendo a dinâmica comercial e fidelizando seus clientes, junto aos benefícios de um portfólio diversificado do Grupo SURA, compensaram, em parte, os impactos da volatilidade do mercado de capitais no retorno dos investimentos próprios das filiais e a diminuição do resultado por método de participação no Grupo SURA, principalmente do Bancolombia”, explica Ricardo Jaramillo, Vice-presidente de Desenvolvimentos de Negócios e Finanças do Grupo SURA.
Desta forma, os resultados consolidados do Grupo SURA registraram receitas operacionais de USD 5,642 milhões, 2.3% menor que em 2019, enquanto os custos e despesas apresentaram um crescimento controlado (4.3%), baseado na eficiência aplicada nos modelos operacionais das filiais. Assim, o lucro operacional totalizou USD 435 milhões e diminuiu 44.2%, enquanto o lucro líquido consolidado foi de USD 91 milhões, 80.4% inferior ao ano anterior. A seguir, os resultados de cada uma das filiais:
SURA Asset Management (especializada em pensões, poupança, investimento e gestão de ativos), teve um crescimento anual da receita por comissões de 2%, explicado pela estabilidade das receitas do segmento de poupança para aposentadoria e o crescimento conjunto de 19.2% das receitas por comissões de Investimentos SURA (poupança e investimento para pessoas) e SURA Investment Management (gestão de ativos). O lucro líquido fechou em USD 116.8 milhões, uma redução de 31.4%. É importante destacar que os ativos sob gestão aumentaram 8.4% e totalizaram USD 152,622 milhões**.
A Suramericana (Seguros SURA – especializada em seguros, tendências e riscos) obteve crescimento de 9.6% nas receitas por prêmios emitidos, que somaram USD 5,063 milhões, impulsionado pelos esforços para fidelizar pessoas e empresas, assim como a diversificação do portfólio de acordo com o contexto atual em soluções de Vida, Saúde, Mobilidade e Proteção Digital. O bom desempenho em seguros Gerais, especialmente na Argentina, Chile e Colômbia, compensou a maior taxa de sinistralidade no segmento de Vida e a despesa com a prestação de serviços de saúde associados à pandemia. O lucro líquido foi de USD 57.2 milhões, uma redução anual de 45.8%.
Proposta de dividendo para os acionistas
Durante a sessão de 25 de fevereiro, o Conselho de Administração aprovou uma proposta de dividendo ordinário de USD 0.18 por ação sobre 469,037,260 ações ordinárias e 112,940,288 ações preferenciais, a ser pago em quatro parcelas iguais em abril, julho e outubro de 2021, e janeiro de 2022. A proposta inclui um acréscimo de 3.5% frente ao dividendo ordinário aprovado em 2020 e será submetido à consideração da Assembleia Geral de Acionistas, no próximo dia 26 de março. Esta manterá a modalidade da anterior: os acionistas serão representados por procuradores e poderão acompanhar a transmissão no site www.gruposura.com
DFREIRE
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…