00:00:00
14 May

Carro autônomo no Brasil: já estamos prontos?

25 de fevereiro de 2021
243 Visualizações
  • Por Ricardo Sardagna, executivo da Allianz Automotive

Converse com especialistas do setor automotivo e ficará claro que o carro autônomo não é mais uma dúvida de ‘se’, mas sim de ‘quando’. A sigla CASE – Connected, Autonomous Shared and Electric, parece definir o que será o carro do futuro. Por conta disso, todas essas novidades estão chegando ao mercado praticamente ao mesmo tempo, porém em velocidades diferentes ao redor do mundo.
Especialmente sobre o carro autônomo, são diversos os aspectos que compõem este universo. Um deles, talvez o principal, é o aumento da segurança, resultante dos sistemas de monitoramento embarcados no veículo que garantem controles como velocidade, frenagem e manobras de emergência independentes de uma ação do motorista, reduzindo a ocorrência de acidentes, danos pessoais e mortalidade nas estradas. Como a tecnologia vem avançando gradativamente nessa linha, o modo autônomo já é uma realidade e um caminho sem volta.
No entanto, para chegarmos a 100% do processo, consideram-se os diferentes níveis de automação do veículo. De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias (NHTSA), nos Estados Unidos, são 6 níveis:
• Nível 0 – sem automação;
• Nível 1 – assistência ao motorista – sensores de ré, de alerta de excesso de velocidade e outros;
• Nível 2 – automação parcial – controle de direção e frenagem simultâneos;
• Nível 3 – automação condicional – o carro é capaz de dirigir sozinho utilizando tecnologia IoT, mas apenas em condições ideais e com algumas limitações. Ainda necessita de intervenção humana;
• Nível 4 – alta automação – sem necessidade de intervenção humana. Estes veículos ainda têm disponibilidade restrita nas vias públicas e os testes continuam ocorrendo apenas em ambientes controlados;
• Nível 5 – automação total – Quando estiver disponível, os ocupantes serão apenas passageiros e não será necessário ter volante ou pedais pois os veículos provavelmente serão 100% controlados por meio de uma assistente de voz.
Mas afinal, há tempos que falamos sobre carros autônomos. Então por que a demora? Quais são as barreiras que o Brasil encontra para alavancar de vez a opção de automóvel que dirige sozinho? Bom, a primeira resposta é bem simples. Com o tamanho do nosso país e suas diferenças regionais, sofremos impasses com a infraestrutura de telecomunicações que dificulta a conectividade dos veículos à internet durante todo o trajeto, bem como que as estradas estejam todas mapeadas e sinalizadas para que o veículo possa ler e interpretar as ruas, intersecções e a presença de outros veículos. Por questão de segurança, os sistemas de visão computadorizada precisam reconhecer o caminho ou até mesmo o perigo, a tempo para a inteligência artificial aplicar suas responsabilidades.
Por outro lado, existe o alto custo da tecnologia. O alto investimento acaba sendo refletido no preço do carro e isso pode ser um contratempo ainda maior caso o consumidor ainda não esteja pronto e necessite de um tempo de adaptação para ter a confiança de adquirir essa opção.
Mesmo que ainda seja uma grande aposta, com diferentes expectativas, entendo que a direção autônoma vai encontrar o seu caminho e invadir o mercado de mobilidade nos próximos anos (há expectativas de que os primeiros veículos serão disponibilizados até 2025). Por enquanto podemos nos preparar para o futuro. O que sabemos é que, quando tivermos os sistemas de direção autônoma prontos para fazer um trabalho real e significativo, teremos mais proteção, mais segurança nas vias, o seguro será mais barato e você se tornará o passageiro do seu próprio carro.

Race

You may be interested

Tecnologias são aliadas no combate às práticas criminosas nas estradas
Seguro Transporte
29 Vizualizações
Seguro Transporte
29 Vizualizações

Tecnologias são aliadas no combate às práticas criminosas nas estradas

Publicação - 14 de maio de 2024

O transporte eficiente de cargas é essencial para o bom funcionamento da cadeia logística do país e, consequentemente, da atividade econômica, já que todo tipo de produto…

Connecta Med está com inscrições abertas
Interesse Mercado
37 Vizualizações
Interesse Mercado
37 Vizualizações

Connecta Med está com inscrições abertas

Publicação - 14 de maio de 2024

Quem deseja participar do maior evento de comunicação, posicionamento digital e gestão para médicos da região Norte já pode garantir o ingresso para o Connecta Med, que…

Grupo Bradesco Seguros lança “Projeto Sou Digital”
Grupo Bradesco Seguros
37 Vizualizações
Grupo Bradesco Seguros
37 Vizualizações

Grupo Bradesco Seguros lança “Projeto Sou Digital”

Publicação - 14 de maio de 2024

O Grupo Bradesco Seguros, em parceria com o instituto Razões Para Acreditar, lançou o projeto Sou Digital, com o objetivo de promover a inclusão digital de idosos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin