O ano de 2020 foi de grandes desafios para as empresas, que, sob a influência dos mais variados fatores, reagiram de forma diferente à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. De modo geral, o setor de seguros, na visão de especialistas, se fortaleceu no último ano e se tornou mais maduro, investindo em ferramentas tecnológicas que possibilitaram a aproximação com os clientes e parceiros. Para o CEO da Pottencial Seguradora, João Géo Neto, as expectativas para os próximos anos são positivas, especialmente para o mercado de Seguro Garantia, segmento do qual a Companhia é líder há três anos. Isso porque o país planeja ampliar os investimentos em obras de infraestrutura e mobilidade. “A nova lei de licitações e o marco do saneamento (já sancionado), serão determinantes para este fortalecimento. Além disso, mitigar riscos, prevenir perdas e preservar bens e patrimônios têm sido cada vez mais importante para pessoas físicas e jurídicas”, explica o CEO.
Sobre os resultados da Seguradora, apesar de os números referentes ao último ano não terem sido fechados, Neto é enfático ao dizer que a Pottencial cresceu em um ano atípico porque investiu no relacionamento com clientes e parceiros e no atendimento de excelência. “Nesse mercado dominado por gigantes, descobrimos que não adianta simplesmente tropicalizar o atendimento. É preciso ser brasileiro para entender profundamente as necessidades do cliente”, disse.
A Companhia foi ágil ao adotar o modelo de home office para os colaboradores e, logo no início da pandemia no Brasil, implementou medidas a fim de assegurar a agilidade em todos os processos em um cenário atípico, com quase 100% da equipe trabalhando remotamente. Para isso, a empresa apostou na criação de novos canais de comunicação com seus públicos estratégicos, como whatsapp, chat e portais. “A agilidade -no atendimento, emissão de apólices etc- está na nossa cultura e, por isso, conseguimos nos adaptar tão rapidamente à quarentena”, enfatiza o CEO.
Atualmente, a Pottencial, que continua tendo como prioridade a saúde e bem-estar do público interno, funciona com um modelo batizado pela própria empresa como flex-híbrido, ou seja, cabe aos colaboradores escolher o dia e o horário que desejam estar na empresa. Com uma estrutura mais enxuta, a companhia está reformando sua sede, no bairro Luxemburgo, em Belo Horizonte, a fim de proporcionar mais conforto e comodidade aos “sangues-laranja”.
Perspectivas para 2021
O ano de 2021 promete ser bastante promissor para a empresa, que planeja lançar, nos próximos meses, dois novos produtos voltados para as pessoas física e jurídica como parte da estratégia de diversificação do portfólio: os seguros empresarial e residencial. Além disso, a Pottencial prevê a abertura de três novos escritórios em capitais do país e o aumento de 50% do quadro de colaboradores.
No final de 2020, a XP, por meio do Fundo Private Equity (FIP), oficializou a compra de parte minoritária da Pottencial, com investimento de R$ 275 milhões. O valor será utilizado para apoiar a expansão da carteira da empresa para novas modalidades de seguros e acelerar a estratégia tecnológica de contratação de seguros. “Estamos muito felizes com essa parceria, pois somos empresas com características muito semelhantes, que priorizam o respeito aos colaboradores, clientes e parceiros, e que permitirão que a seguradora distribua novos produtos, principalmente para a pessoa física, de quem queremos nos aproximar ainda mais este ano”, finalizou Neto.
Link Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…