00:00:00
30 Apr

Resultado da pesquisa sobre o Seguro de Crédito Interno é tema de debate na ANSP

23 de setembro de 2020
330 Visualizações

Na última quarta-feira (16), a Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP – discutiu o resultado da pesquisa ‘O Seguro de Crédito Interno no mercado brasileiro’, realizada por Angélica Pereira, mestra em controladoria e finanças empresariais pela Universidade presbiteriana Mackenzie. A live foi apresentada pelo presidente da ANSP, João Marcelo dos Santos e moderada pelo diretor e coordenador da Cátedra de Seguro de Danos: Riscos Financeiros, Rogério Vergara.

Na ocasião, Cristina Salazar, Vice-Presidente da Comissão de Crédito e Garantia da FenSeg e Eric Brabenec, Sócio-Diretor da Geco Serviços Financeiros, contribuíram dando suas visões a respeito do tema sob a perspectiva de seguradoras e corretores, respectivamente.

O debate foi entorno das premissas adotadas pelo primeiro trabalho acadêmico, que teve a coorientação do acadêmico Rogério Vergara, e que buscou lançar luz sobre os motivos da baixa contratação do produto por empresas.

“Atualmente o mercado brasileiro fatura cerca de R$ 480 milhões em prêmios anuais, uma fração pequena do mercado internacional, que é de mais de 7 bilhões de euros”, explicou Vergara. Em sua exposição Angélica apresentou os fatores que, conforme as respostas à pesquisa, impedem ou dificultam a difusão do seguro de crédito na malha empresarial brasileira. Também apontou os possíveis caminhos para o efetivo desenvolvimento do produto no mercado nacional.

De acordo com a executiva, o seguro de crédito é incipiente no Brasil, quando comparado com outros ramos, concentrando-se em poucas empresas. Em sua pesquisa foram entrevistadas 127 empresas gerais e 28 operadores do mercado de seguro de crédito (corretores e seguradoras). As respostas ao questionário, que incluiu perguntas em relação ao porte, perfil da carteira e a origem de capital das companhias, identificou que 67.7% dos respondentes tem capital nacional e 32.3% são empresas internacionais.

RESULTADOS
O primeiro objetivo do estudo era identificar os fatores que levam as empresas a (i) contratar, (ii) não renovar ou (iii) deixar de contratar uma apólice de seguro de crédito interno no Brasil. Os resultados mostram que 97 respondentes não contratam seguro de crédito motivados por: (a) a empresa tem um baixo nível de perdas ocasionadas pela inadimplência de clientes, (b) o preço do seguro é elevado, (c) a falta de conhecimento sobre o produto e (d) a seguradora aceitou uma pequena quantidade no número de clientes de nossa carteira e/ou um baixo percentual de nosso faturamento. Vinte respondentes disseram que contratam o seguro de crédito porque a concentração de suas carteiras se dá em torno de poucos clientes ou por instrução da matriz (estrangeira); uma outra opção que se destacou entre as que contratam o seguro de crédito foi seu uso como ferramenta de gerenciamento de risco de crédito por meio de sua transferência para a seguradora.
Já para os respondentes que deixaram de contratar, as principais motivações apontadas pela pesquisa foram exclusão de clientes por parte da seguradora, a baixa aceitação de limites de crédito e a complexidade da operação.

O segundo objetivo foi verificar as ações implementadas pelas seguradoras que propiciam o desenvolvimento do mercado de seguro de crédito interno do Brasil. Constatou-se que as companhias (a) disponibilizam suporte didático para esclarecimento sobre todas as condições da apólice, os serviços oferecidos e o processo de indenização; (b) possuem processo interno e equipe de apoio para auxiliar o corretor de seguros na venda do seguro de crédito interno; (c) o processo de apoio à venda do seguro de crédito oferecido pela seguradora é simples e de fácil compreensão; (d) as seguradoras incentivam e investem na formação dos corretores de seguros para especializar os no seguro de crédito. O terceiro e último objetivo era identificar se o mercado brasileiro tem características que dificultam o desenvolvimento do seguro de crédito interno. As respostas indicaram que as empresas e profissionais de finanças desconhecem o seguro de crédito. Falta de transparência nas informações financeiras prestadas pelas empresas (riscos) dificulta a concessão de crédito.

CONCLUSÃO
A pesquisa concluiu que há baixa adesão ao seguro de crédito como instrumento de gerenciamento de riscos pelas empresas. “Verifiquei que existe uma grande lacuna sobre o conhecimento do seguro de crédito interno no Brasil. Acredita que o seu desenvolvimento no país possa ser maximizado por meio de investimentos, com o objetivo de transmitir mais conhecimento para os profissionais responsáveis pela análise e contratação do produto”, reforçou Angélica. Também foram observados problemas relacionados a assimetria da informação, seleção adversa e risco moral sugerindo-se neste caso a revisão e simplificação nos processos que envolvem a contratação e a gestão das apólices de seguros.

O levantamento apontou ainda que as seguradoras possuem ações que propiciam o desenvolvimento do seguro de crédito no Brasil, porém foram identificados achados que, somados aos resultados trazidos pela pesquisa destinada as empresas, reforçam a falta de cultura do seguro de crédito no Brasil e confirmam a importância de se investir no conhecimento sobre o produto para que se busque seu desenvolvimento. Merece ser destacada ainda a falta de transparência nas informações financeiras prestadas pelas empresas que representam o risco assumido pelas seguradoras (clientes do segurado), o que dificulta a concessão de crédito, tanto pelas seguradoras como pelas empresas.

Em resposta a questão central do trabalho ‘Por que o seguro de crédito interno não se desenvolve no Brasil?’, a percepção dos operadores de seguro de crédito em empresas seguradoras e corretores de seguros é que há espaço para ampliar a cultura do seguro de crédito entre as empresas. A falta conhecimento sobre o produto e sua principal função que é a de transferência de risco de crédito (default) são fatores que contribuem para a baixa penetração do Seguro de Crédito na malha empresarial brasileira.

Durante o Café com Seguro, a UNISINCOR ofereceu desconto de 30% no Curso de Seguro de Crédito disponível na plataforma de EaD Conhecer. Para saber mais ou se inscrever acesso o site: https://unisincor.com.br/web/. O desconto é válido até o próximo dia 30/09.

O evento foi coordenado pelo diretor Rogério Vergara, coordenador da Cátedra de Seguro de Danos: Riscos Financeiros e pelo também diretor da ANSP, Edmur de Almeida, diretor de Fóruns Acadêmicos da ANSP e Coordenador comissão crédito, garantia e fiança locatícia do SINCOR-SP e FENACOR.

Assista a live completa no canal da ANSP
https://lnkd.in/diCNUwa

Oficina do Texto

You may be interested

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego
ANSP
80 Vizualizações
ANSP
80 Vizualizações

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego

Publicação - 29 de abril de 2024

Apresentação do artigo científico sobre ODS e a contribuição do mercado de seguros na Europa, com destaque para o mercado português e um comparativo com o Brasil.…

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor
Capemisa
54 Vizualizações
Capemisa
54 Vizualizações

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor

Publicação - 29 de abril de 2024

O estande da CAPEMISA Seguradora, na 3ª edição do Congrecor, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de abril no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF),…

TEx e Justos estabelecem parceria inédita
TEx
57 Vizualizações
TEx
57 Vizualizações

TEx e Justos estabelecem parceria inédita

Publicação - 29 de abril de 2024

A TEx, empresa de tecnologia que vem revolucionando o mercado segurador com soluções inovadoras, anuncia uma parceria estratégica com a Justos, empresa de seguro auto que usa…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse
Prevcom
55 Vizualizações
55 Vizualizações
Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack
Youse
49 Vizualizações
49 Vizualizações

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack

Publicação - 29 de abril de 2024
MAG Seguros alcança lucro líquido histórico
MAG Seguros
58 Vizualizações
58 Vizualizações

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico

Publicação - 29 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin