O ano de 2025 ficará marcado para o Brasil pela realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que aconteceu de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). A Escola de Negócios e Seguros (ENS), principal instituição de ensino de seguros do País, marcou presença no evento global em duas frentes.
Apoiadora institucional da Casa do Seguro, iniciativa inédita liderada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a ENS disponibilizou, no espaço, conteúdos exclusivos por meio de QR Codes, que levavam à página criada especialmente para a Conferência: ens.edu.br/cop30.
Além disso, as televisões da Casa exibiram vídeos produzidos pela Escola para o megaevento, com conteúdos que reforçam a importância da educação e do conhecimento nos debates sobre clima e mitigação de riscos.
Em outra frente de atuação da ENS, a advogada, especialista em Sustentabilidade e ASG, e professora da Escola, Ana Paula de Almeida Santos, fez uma cobertura especial de plenárias, painéis temáticos e compromissos oficiais, durante os cinco primeiros dias da Conferência.
Blue Zone
No primeiro dia da COP30, Ana Paula participou de atividades na Casa do Seguro e teve acesso à Blue Zone, área mais restrita e disputada do evento, onde autoridades e líderes globais conduziram as discussões centrais.
Um dos momentos mais relevantes do dia inaugural foi a participação no Global Sustainable Insurance Summit, promovido pelo UNEP, braço de meio ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro reuniu representantes internacionais para tratar de inovação, seguro sustentável e o papel do setor na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Entrevista exclusiva
Ainda na Blue Zone, a docente conseguiu uma entrevista exclusiva com Butch Bacani, líder global de Seguros do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e responsável pela condução do Summit. Bacani destacou a crescente relevância do Brasil na agenda climática internacional e lembrou que o País abriga, no Rio de Janeiro (RJ), o marco global dos princípios que orientam as práticas de seguro sustentável.
Durante a conversa, o executivo falou sobre o apoio da ONU na implementação de práticas ASG em empresas, ressaltou a importância da integração entre setor público e privado, e analisou debates ocorridos na Casa do Seguro, incluindo o papel dos corretores de seguros em difundir soluções que unam proteção e impacto ambiental positivo.
Confira aqui a entrevista completa e legendada.
Comunicação ENS
You may be interested

Zurich celebra formatura do projeto Moldando o Futuro
Publicação - 8 de janeiro de 2026Foi realizada, no Zurich Help Point (Avenida Raja Gabáglia, São Bento), a formatura da nova turma de Belo Horizonte do Moldando o Futuro, projeto de qualificação profissional…

Capitalização cresce 8,8% e movimenta R$ 28,67 bilhões
Publicação - 8 de janeiro de 2026A Capitalização movimentou R$ 28,67 bilhões entre janeiro e outubro de 2025, crescimento de 8,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados da…

Mapfre atualiza marca global em nova fase
Publicação - 8 de janeiro de 2026A Mapfre, companhia global de seguros e serviços financeiros, passa a adotar, a partir de hoje, uma nova identidade visual. A mudança marca o primeiro reposicionamento da…
Mais desta categoria













