00:00:00
14 Sep

Automação para gestão de sinistros será fundamental no novo Marco Legal

1 de setembro de 2025
82 Visualizações

O Novo Marco Legal dos Seguros, que entra em vigor em dezembro de 2025, vai exigir que seguradoras corram contra o tempo para estarem em conformidade com as novas exigências da SUSEP, aponta a i4pro, líder em soluções de tecnologia para o mercado segurador.

O novo Marco Legal dos Seguros estabelece regras mais claras para a relação cliente-sinistro, estabelecendo um prazo máximo de 30 dias para a seguradora analisar os prejuízos e pagar a indenização, com prazos para solicitação de documentação complementar ao segurado.

Contudo, segundo a i4pro, atualmente um dos principais gargalos no processo ainda está na etapa de documentação, pois, muitas vezes, a demora na entrega ou compreensão dos documentos necessários por parte do segurado atrasa o processo de regulação. Uma forma de minimizar isso está em investimentos tecnológicos.

“Temos observado um movimento crescente de uso de tecnologias preditivas e análises de perfil para reduzir a exigência documental e encurtar essa etapa”, afirma Fernando Monreal, superintendente de produtos da i4pro.

Oportunidades para a seguradoras

Nos últimos anos, a gestão de sinistros deixou de ser um processo puramente operacional para se tornar um diferencial estratégico nas seguradoras. A i4pro tem acompanhado essa evolução de perto e desenvolvido inovações para transformar a experiência dos usuários de sua plataforma, adaptando-se às necessidades de diferentes perfis de seguradoras.

“Hoje, o sinistro não é mais visto apenas como um custo, mas como uma oportunidade de reforçar a reputação da marca, fidelizar o cliente e oferecer uma experiência diferenciada. A agilidade no pagamento da indenização é um reflexo direto dessa nova mentalidade”, afirma Monreal.

A solução proposta pela empresa é o Módulo SIN, ferramenta digital de gestão de sinistros que cobre toda a jornada, da abertura à liquidação, com funcionalidades que integram automação, parametrização e controle em tempo real. A plataforma permite abertura de sinistro por tela ou API, inclusive por corretores, além de automatizar pedidos de documentos e prazos.

“A jornada de sinistro pode ser completamente customizada. Cada seguradora parametriza sua operação de acordo com as próprias regras, coberturas e estratégias. Atualmente, são mais de 50 regras e 70 consistências disponíveis para personalização, atendendo com flexibilidade todos os ramos de seguro”, destaca Monreal.

Outro diferencial é a integração entre módulos: o SIN se conecta automaticamente com o ACC (controle de apólices) e o FIN (financeiro), garantindo que as informações fluam de forma coerente e segura até o pagamento, sem necessidade de intervenção manual.

A i4pro também oferece funcionalidades específicas para segmentos como o seguro de vida, com destaque para as coberturas de diárias, além de dashboards para gestão técnica e organização de filas. “Nosso objetivo não é ser apenas um sistema de regulação, mas uma plataforma completa de gestão de sinistros. Estamos evoluindo para que nossos clientes tenham uma ferramenta estratégica em mãos, com visão operacional e de negócio”, conclui.

Grupo Virta

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
102 Vizualizações
Aon plc
102 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
98 Vizualizações
CNseg
98 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin