A inovação permeará os debates do 2º Fórum IRB(P&D), que acontece no dia 6 de agosto, no Rio de Janeiro. O encontro é promovido pelo IRB(P&D), área do IRB(Re) com dedicação exclusiva à pesquisa e ao desenvolvimento, e terá como tema “Transferência de riscos: estratégias e inovações”. Pelo segundo ano consecutivo, o fórum conta com o apoio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
“Inovar na gestão de riscos é mais do que responder a incertezas, é antecipar futuros possíveis e construir confiança em um mundo em transformação. O Fórum IRB(P&D) será um espaço essencial para essa construção coletiva, onde ideias ousadas encontram propósito, e boas soluções podem ganhar escala”, afirma Carlos Queiroz, diretor da Susep. Ele participa da abertura, ao lado de Daniel Castillo, vice-presidente de Resseguros do IRB(Re); Dyogo Oliveira, presidente da CNseg; e Mariana Arozo, coordenadora do Ministério da Fazenda.
“Aplicações digitais e IA: implicações no mercado de seguros” será o assunto debatido por Ronald Richman, fundador e CEO da InsurAI; e Dennis Milan, diretor de Tecnologia, Digital e Inovação da Tokio Marine; com moderação de Gabriel Vasconcellos, especialista em Inovação do IRB(Re).
A questão climática, que em 2024 foi central no 1° Fórum IRB(P&D), estará presente em dois painéis na parte da tarde. No primeiro, “Inovações em modelagem climática”, Alice Grimm, professora de Ciências Atmosféricas da UFPR; e Lucas Koren, co-founder da IMBR Agro, conversam com a moderação de Paulo Hora, superintendente de Negócios e Soluções Rurais da Brasilseg.
O segundo tem como tema “Resiliência frente aos riscos climáticos”. “Discutiremos como as mudanças climáticas alteram padrões meteorológicos e aumentam a exposição a riscos, tornando cada vez mais urgente investir em estratégias que promovam a resiliência de sistemas produtivos, urbanos e ambientais”, explica Mariana Gouvea, meteorologista e gerente de projetos na AtmosMarine, que falará ao lado de Robson Santos, especialista do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
“A articulação entre o poder público, instituições de ciência e tecnologia, como o IPT, e o setor produtivo fortalece soluções inovadoras em infraestrutura crítica, promovendo mais resiliência, eficiência e capacidade de adaptação às mudanças climáticas”, diz Robson.
Aberto apenas para convidados, o 2º Fórum IRB(P&D) reunirá nomes do mercado de seguros e resseguros, do setor público e especialistas do Brasil e do exterior. A cobertura completa poderá ser vista no site do IRB(Re) e nos perfis da companhia nas redes sociais.
Assessoria de Imprensa IRB(Re)
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

