Com a taxa Selic em 15% ao ano, os valores dos financiamentos imobiliários têm dificultado a compra de casas e apartamentos por uma parcela considerável da população. Em meio a esse cenário, a procura por imóveis para alugar tem crescido, especialmente nos grandes centros urbanos, estimulando também o aumento nos preços dos contratos de locação. Segundo o Índice FipeZap, o preço dos aluguéis residenciais subiu 11,02% nos últimos 12 meses, chegando a R$ 49,23 por m².
Dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, de 2000 a 2022, o percentual de domicílios alugados saltou de 12,3% para 20,9%, passando de 6,7 milhões para 18,8 milhões em todo o País. Acompanhando o crescimento nos aluguéis de imóveis, a procura pelo Seguro Fiança Locatícia, que permite a locação de imóveis sem a necessidade de um fiador ou depósito caução está aumentando.
Para Rafael Oliveira, head de produtos da Pottencial Seguradora, empresa líder no mercado brasileiro de Seguro Garantia e vice-líder em Seguro Fiança Locatícia, a tendência é que essa modalidade de seguro cresça ainda mais em 2025. “Estamos observando uma alta na busca por essa modalidade de seguro, pois os proprietários querem uma garantia de que receberão o valor do aluguel mesmo que o inquilino não pague, trata-se de uma garantia de cumprimento do contrato. Para os locadores o seguro fiança oferece agilidade além de não depender de fiadores ou fazer depósitos antecipados para alugar um imóvel, tornando o processo de locação mais rápido”, diz.
Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), entre janeiro e maio de 2025, o segmento registrou R$ 795,5 milhões arrecadados em prêmios emitidos, 12,1% a mais do que no mesmo período de 2024. Já a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostra que, de 2020 até 2024, o aumento foi de 195%.
Oliveira ainda comentou sobre as vantagens do seguro fiança locatícia para as partes interessadas, afirmando que “quando o locatário exige um Seguro Fiança Locatícia, existe uma garantia para ambas as partes. Além de assegurar o cumprimento do contrato, essa modalidade pode cobrir danos ao imóvel, pintura interna e externa e multa por rescisão, além de impostos e encargos como IPTU, água, luz, gás canalizado e condomínio”.
“É fundamental que as pessoas que estão disponibilizando imóveis para alugar procurem por esse tipo de serviço. Seguradoras, como a Pottencial, que possuem forte expertise no ramo, oferecem um atendimento personalizado, além de recursos tecnológicos, como a biometria facial, que garante a segurança na operação e evita golpes e fraudes. É assim que criamos uma relação de confiança com nossos clientes e parceiros”, finaliza.
CDI Comunicação
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









