Com a taxa Selic em 15% ao ano, os valores dos financiamentos imobiliários têm dificultado a compra de casas e apartamentos por uma parcela considerável da população. Em meio a esse cenário, a procura por imóveis para alugar tem crescido, especialmente nos grandes centros urbanos, estimulando também o aumento nos preços dos contratos de locação. Segundo o Índice FipeZap, o preço dos aluguéis residenciais subiu 11,02% nos últimos 12 meses, chegando a R$ 49,23 por m².
Dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, de 2000 a 2022, o percentual de domicílios alugados saltou de 12,3% para 20,9%, passando de 6,7 milhões para 18,8 milhões em todo o País. Acompanhando o crescimento nos aluguéis de imóveis, a procura pelo Seguro Fiança Locatícia, que permite a locação de imóveis sem a necessidade de um fiador ou depósito caução está aumentando.
Para Rafael Oliveira, head de produtos da Pottencial Seguradora, empresa líder no mercado brasileiro de Seguro Garantia e vice-líder em Seguro Fiança Locatícia, a tendência é que essa modalidade de seguro cresça ainda mais em 2025. “Estamos observando uma alta na busca por essa modalidade de seguro, pois os proprietários querem uma garantia de que receberão o valor do aluguel mesmo que o inquilino não pague, trata-se de uma garantia de cumprimento do contrato. Para os locadores o seguro fiança oferece agilidade além de não depender de fiadores ou fazer depósitos antecipados para alugar um imóvel, tornando o processo de locação mais rápido”, diz.
Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), entre janeiro e maio de 2025, o segmento registrou R$ 795,5 milhões arrecadados em prêmios emitidos, 12,1% a mais do que no mesmo período de 2024. Já a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostra que, de 2020 até 2024, o aumento foi de 195%.
Oliveira ainda comentou sobre as vantagens do seguro fiança locatícia para as partes interessadas, afirmando que “quando o locatário exige um Seguro Fiança Locatícia, existe uma garantia para ambas as partes. Além de assegurar o cumprimento do contrato, essa modalidade pode cobrir danos ao imóvel, pintura interna e externa e multa por rescisão, além de impostos e encargos como IPTU, água, luz, gás canalizado e condomínio”.
“É fundamental que as pessoas que estão disponibilizando imóveis para alugar procurem por esse tipo de serviço. Seguradoras, como a Pottencial, que possuem forte expertise no ramo, oferecem um atendimento personalizado, além de recursos tecnológicos, como a biometria facial, que garante a segurança na operação e evita golpes e fraudes. É assim que criamos uma relação de confiança com nossos clientes e parceiros”, finaliza.
CDI Comunicação
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

