00:00:00
14 Sep

Susep acompanha discussões do BRICS

8 de julho de 2025
165 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pela Diretora Júlia Normande Lins, acompanhou discussões de reuniões realizadas no âmbito do BRICS, no Rio de Janeiro.

O BRICS é um grupo formado por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Atua como foro de articulação político-diplomática entre países do Sul Global e de cooperação em diversas áreas. Atualmente, o Brasil ocupa a presidência do grupo, que será assumida pela Índia em 2026.

No dia 4 de julho, Júlia acompanhou a 3ª Reunião de Representantes Técnicos dos Ministérios da Fazenda e Bancos Centrais do BRICS no Brasil (FCBD), encontro preparatório que reuniu vice-ministros e vice-governadores de bancos centrais. Foram debatidos temas como governança econômica global, financiamento climático e cooperação intra-BRICS. Pelo Brasil, particparam Tatiana Rosito, Secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, e Paulo Picchetti, Diretor do Banco Central do Brasil.

No dia seguinte, a diretora esteve presente na 1ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do BRICS no Brasil (FMCBG), encontro de alto nível voltado à discussão de perspectivas econômicas globais, promoção do multilateralismo e fortalecimento da cooperação entre os países-membros. Ao final, foram endossados documentos com os principais encaminhamentos. Representaram o Brasil o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Na declaração final da Cúpula do BRICS, foram citadas as discussões para fortalecer a capacidade de resseguro dos membros do BRICS, com a participação voluntária de agentes relevantes, incluindo reguladores, companhias de resseguro de países do BRICS e o Conselho Empresarial do BRICS por meio da força-tarefa endossada pelos ministros de finanças. O tema já vinha sendo discutido no âmbito da presidência brasileira do BRICS e, em abril, o Ministério da Fazenda e a Susep realizaram o seminário virtual “Cenário Global de (Re)Seguros”, com participação de autoridades dos países-membros e representantes do mercado.

Assessoria de Imprensa Susep

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
110 Vizualizações
Aon plc
110 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
109 Vizualizações
CNseg
109 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin