00:00:00
13 Sep

Porto lança “Regenera”, nova estratégia de sustentabilidade

18 de junho de 2025
271 Visualizações

Com o Brasil no centro das discussões climáticas globais por sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e diante da urgência crescente por ações concretas, a Porto anuncia sua nova estratégia de sustentabilidade. Batizada de Regenera, a iniciativa marca um novo capítulo na trajetória da companhia, que pela primeira vez estrutura metas públicas e de longo prazo para transformar sua atuação em quatro pilares estratégicos: Valorização do Capital Humano e Impacto Social, Estratégia Climática e Circularidade, Produtos e Soluções Sustentáveis e Engajamento da Cadeia de Valor.

Com o mote “Cuidar do presente para regenerar o futuro”, a estratégia Regenera nasce com o propósito de reequilibrar, restaurar e transformar, indo além da preservação e propondo um modelo que devolve à sociedade e ao meio ambiente mais do que retira. Para Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto, o Regenera é um convite à ação coletiva. “Sustentabilidade, para nós, é mais do que mitigar impactos. É regenerar relações, economias e territórios. Acreditamos que só há progresso quando ele é coletivo, e é isso que queremos construir com essa estratégia”, afirma. A construção do plano envolveu escuta ativa com stakeholders, definição de materialidade de impacto e financeira, e o compromisso de alinhar metas sustentáveis às diretrizes corporativas da companhia para os próximos cinco anos (2025–2030).

Metas e compromissos

Na agenda social, a Porto se compromete a investir R$ 40 milhões em projetos sociais, culturais e esportivos, além de alcançar 30% de pessoas negras e 50% de mulheres em cargos de liderança. No eixo ambiental, a companhia pretende reduzir em 40% suas emissões absolutas de gases de efeito estufa (escopos 1 e 2, com base em 2023), garantir que sua operação direta seja abastecida 100%por energia renovável e dobrar a reciclagem de carros no mesmo período.

O Regenera também define metas ligadas à inovação em produtos e serviços. Até 2030, a Porto pretende comercializar R$ 13 bilhões em produtos com atributos sustentáveis e de impacto positivo. Já no relacionamento com fornecedores e parceiros, o plano prevê que 100% da cadeia esteja monitorada com base em critérios ESG e que três empresas do grupo conquistem o Selo Pró-Ética.

Nova estratégia, legado consistente

Apesar de representar um novo momento estratégico, o Regenera não parte do zero. A Porto tem um histórico consistente de atuação socioambiental e cultural, com investimentos robustos por meio do Instituto Porto, políticas internas de diversidade e programas de impacto social reconhecidos.

Somente em 2024, foram realizadas 133 ações junto às 45 instituições sociais parceiras do Instituto. No mesmo período, 100% das emissões operacionais da companhia foram compensadas e toda a energia consumida nas principais unidades teve origem renovável. A Porto também reciclou 2,6 mil veículos e firmou uma parceria com a WayCarbon para a construção de seu plano de descarbonização. No pilar de diversidade, os avanços continuam: mulheres representam 57% do quadro de colaboradores, sendo 44% em cargos de liderança.

Outro destaque é que a Porto também já está confirmada na COP30 como empoderadora da Casa do Seguro, iniciativa liderada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). O espaço tem o objetivo de reunir representantes do setor para ampliar o debate sobre o papel do mercado de seguros na gestão de riscos climáticos e no financiamento de iniciativas sustentáveis.

A nova estratégia ampliará estes resultados e será aplicada em todas as operações da Porto no Brasil e no Uruguai, envolvendo um plano contínuo de mobilização e engajamento com colaboradores, parceiros e corretores. A proposta é consolidar uma cultura corporativa orientada à responsabilidade e à regeneração, que reconhece a urgência do agora e responde com ação, consciência e compromisso com o futuro.

Para conhecer essa e demais iniciativas, a Porto publicou recentemente o relatório de sustentabilidade. Confira: www.portoseguro.com.br/sustentabilidade

PROS Comunicação

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
95 Vizualizações
Aon plc
95 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
93 Vizualizações
CNseg
93 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
86 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
86 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin