00:00:00
14 Sep

FenSeg participa de audiência no Congresso

11 de junho de 2025
158 Visualizações

A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) participou da audiência convocada pelas Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, em conjunto com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, para debater o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e o seguro rural. O encontro, realizado nesta terça-feira (10), reuniu representantes do governo e do setor produtivo com o objetivo de encontrar alternativas, especialmente para atender às necessidades urgentes dos produtores rurais diante dos crescentes desafios climáticos.

O debate, solicitado pelo deputado Bohn Gass (PT-RS), evidencia a preocupação com os impactos das emergências climáticas na produção e renda dos produtores rurais nos últimos anos. A discussão busca medidas estruturantes de médio e longo prazo para reverter esse cenário.

Glaucio Toyama (foto), presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg, enfatizou a importância de ferramentas para mitigar riscos, destacando a convergência entre o seguro rural e o Proagro. Ele ressaltou que o mercado segurador tem se modernizado, com acesso a dados e tecnologias eficientes de gestão de riscos, e que está pronto para atuar em conjunto com o governo. “As seguradoras têm capacidade de desenvolver e distribuir novos produtos, mas precisam de políticas públicas de médio e longo prazo, com orçamento adequado”, afirmou Toyama.

O deputado Alceu Moreira (MDB/RS) propôs uma parceria com o IPA (Instituto Pensar Agropecuária) para elaborar um estudo completo, criando uma plataforma com informações do produtor e do solo para prever necessidades futuras. Defendeu a integração entre crédito e seguro.

Da parte do Proagro, os problemas citados incluem alíquotas elevadas e baixa cobertura. Já o programa federal de subvenção ao Seguro Rural (PSR) enfrenta oferta concentrada, baixo orçamento, desenho inadequado e falta de estrutura para catástrofes, resultando em aumento do endividamento e redução do mercado de crédito.

Diante desse cenário, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de seu assessor técnico Guilherme Augusto Costa Rios, defendeu a aprovação do PL 2951/24 da Senadora Tereza Cristina, subvenção de R$ 4 bilhões ao PSR, modernização do Proagro com foco na agricultura familiar e a criação de uma agência nacional para a gestão de riscos agropecuários.

Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, corroborou a urgência em aprovar o PL 2951/24 e a necessidade de um novo PSR mais abrangente. Por fim, mencionou o seguro paramétrico, defendendo a necessidade de elaborar uma proposta que atenda às reais necessidades dos produtores. “Visitamos o México para conhecer os seguros paramétricos e catastróficos. Se funcionam em um país com vulcões, furacões e terremotos, podem funcionar aqui.”

Assessoria de Imprensa FenSeg

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
108 Vizualizações
Aon plc
108 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
104 Vizualizações
CNseg
104 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
97 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
97 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin