A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou o Painel de Contratantes de Planos Coletivos, uma ferramenta digital que reúne informações detalhadas sobre os contratantes de planos coletivos, responsáveis por mais de 80% dos beneficiários no país.
A ferramenta conta com dados oficiais do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), plataforma da ANS que consolida informações repassadas mensalmente pelas operadoras sobre a entrada e a saída de beneficiários no setor de saúde suplementar, e dados sobre as empresas contratantes constantes na base da Receita Federal do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. O levantamento abrange o período de 2000 a 2024 e considera apenas os planos cujos contratantes puderam ser identificados por meio do CNPJ, junto à Receita Federal.
Em formato de Power BI, o painel permite que o usuário filtre as informações por diferentes recortes, como número de contratantes e beneficiários, além de características específicas como as relacionadas às empresas contratantes (setor de atividade, porte e unidade de federação), planos contratados, operadoras e tempo de permanência no plano.
Para o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, o painel foi desenvolvido para facilitar o estudo do mercado de planos coletivos, a partir de indicadores relacionados às empresas contratantes. “A ferramenta irá contribuir com o debate sobre os setores econômicos que predominam na contratação de planos de saúde e ampliar a transparência desse mercado. Em fevereiro de 2025, a ANS registrou 52,2 milhões de usuários em assistência médica, sendo a maioria, 43,5 milhões, em planos coletivos”, afirmou.
De acordo com dados do painel, em fevereiro de 2025, 72,2% dos beneficiários de planos coletivos estavam vinculados a planos empresariais, contratados pelas companhias em que trabalham. Outros 11,2% estavam afiliados aos chamados planos coletivos por adesão, intermediados por entidades profissionais, classistas ou setoriais.
A diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS, Angélica Carvalho, reforça que a correspondência entre os dados dos contratantes e a base da Receita Federal, por meio do CNPJ, é uma exigência normativa da Agência. Segundo ela, esse cruzamento garante maior precisão e confiabilidade às informações disponibilizadas no painel. “Além de possibilitar diversas análises sobre o perfil dos contratantes, a disseminação desses dados incentiva o uso qualificado da informação e contribui para o aprimoramento contínuo do banco de dados do SIB”, avaliou.
Confira aqui o novo Painel de Contratantes de Planos Coletivos.
Assessoria de Imprensa da ANS
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

