Na hora de planejar uma viagem, além do destino a ser escolhido, um dos pré-requisitos é procurar um lugar seguro para se hospedar. E a segurança não diz respeito apenas ao local onde o estabelecimento está localizado, mas se ele também oferece proteção caso algo inesperado ocorra. Nesse sentido, o assunto também se torna uma prioridade para os hoteleiros, que devem contratar um seguro patrimonial voltado para o hotel. Segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a busca pelo produto registrou alta no mês de fevereiro. O seguro acumulou cerca de R$ 1,17 bilhão, o que representa um crescimento real de 19,80%, em comparação com o mesmo período de 2024.
Com coberturas específicas para o segmento, a apólice garante proteção ao patrimônio (prédios, instalações, equipamentos) em caso de incêndio, explosão, implosão e outros – mesmo que se iniciem fora do local segurado. E também aos bens e valores dos hóspedes, lucros cessantes, responsabilidade civil, entre outras coberturas adicionais, que o empresário pode contratar de acordo com as necessidades de cada operação.
Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás, aponta que o produto é voltado para hotéis, resorts e pousadas. Segundo ela, “independentemente do tipo de empreendimento, é essencial contar com a proteção adequada para imprevistos, reduzindo possíveis custos e prejuízos”.
A executiva ressalta que o seguro também evita que o hotel precise suspender ou encerrar as atividades em situações como incêndios ou vendavais, por exemplo. “Atendemos um cliente que, após a queda de um raio, teve dois geradores queimados e mais de R$ 200 mil em perdas. Com a cobertura adequada, o hotel foi indenizado,conseguiu preservar o caixa e manter as operações sem impacto”, conta. “Além disso, a proteção contribuiu para preservar a imagem do negócio”, destaca.
Entre as principais vantagens do seguro para hotéis estão: serviços emergenciais 24 horas para o estabelecimento, como encanador, eletricista, limpeza e reparos em máquinas de lavar e secar roupas, ar-condicionado e telefonia; danos morais derivado de danos materiais ou corporais causados a terceiros; e seguro específico para acidentes pessoais dos hóspedes, com cobertura dentro ou fora das dependências do hotel, incluindo despesas médicas e hospitalares.
P Texto
You may be interested

Zurich implementa programa que reduz vulnerabilidades digitais
Publicação - 30 de janeiro de 2026A Zurich implementa a iniciativa SHIFT LEFT 360°– Cloud, Code & Culture, um projeto interno voltado a integrar segurança da informação ao ciclo de desenvolvimento e ao…

Os desafios do seguro de property para frigoríficos no Brasil
Publicação - 30 de janeiro de 2026A indústria frigorífica brasileira desempenha um papel estratégico na matriz econômica do país, atuando de forma abrangente nos segmentos de carne bovina, suína e de aves e…

IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026Por anos, o avanço da inteligência artificial foi associado à substituição de postos de trabalho em setores intensivos em serviços. No mercado de seguros, porém, o movimento…
Mais desta categoria

UCS promove encontro sobre liderança, sucessão e o futuro do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026

Confira como foi a visita técnica do órgão supervisor de seguros de Moçambique
Publicação - 30 de janeiro de 2026









