00:00:00
01 May

Previdência privada impulsiona independência financeira

30 de abril de 2025
39 Visualizações

O Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, convida à reflexão sobre a trajetória profissional e o futuro financeiro. Mas, além de comemorar conquistas, a data reforça a importância de pensar no planejamento de longo prazo, considerando alternativas que possam garantir liberdade de escolha e segurança nas diferentes fases da vida.

Nesse contexto, a previdência privada constitui um aliado indispensável à construção de um planejamento financeiro consistente, especialmente por ser um instrumento flexível, que oferece ao participante a possibilidade de escolha entre acumular recursos para sua aposentadoria ou programar-se, por exemplo, para custear uma especialização no exterior, um período sabático, uma transição de carreira, a abertura de um negócio ou mesmo a aquisição de um imóvel.

“A previdência privada é um pilar fundamental para quem deseja construir sua independência financeira de forma planejada e segura. Essa visão ganha força principalmente entre jovens adultos e profissionais em busca de maior qualidade de vida, pois, quanto mais cedo se começa a investir, maiores são os benefícios, tanto pela opção de efetuar aportes de menor valor, quanto pelo efeito cumulativo dos juros compostos ao longo do tempo”, afirma Estevão Scripilliti (foto), diretor da Bradesco Vida e Previdência.

Para os trabalhadores formais, uma possibilidade é aderir aos planos de previdência empresariais, nas empresas que oferecem esse benefício. Outro caminho, válido para todos os trabalhadores e para população em geral, são os planos individuais, nas modalidades PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), hoje acessíveis para todas as faixas de renda, idades e perfis de investidores.

Seja qual for a finalidade desejada, a previdência privada possui atributos exclusivos, como dedução no Imposto de Renda dos valores investidos no plano em até 12% da renda bruta anual, no caso do PGBL; escolha do regime tributário entre progressivo e regressivo; isenção da cobrança semestral de IR, o chamado come-cotas; portabilidade, que permite alterar a estratégia de investimento sem incidência de imposto; e facilitação do planejamento sucessório, pois os recursos não entram em inventário, sendo transferidos diretamente aos beneficiários indicados no plano.

“Ao adotar a previdência privada como parte de sua estratégia de vida, o indivíduo amplia suas possibilidades de realização pessoal e profissional, podendo escolher como e quando deseja usufruir dos frutos de seu planejamento,” completa Scripilliti.

Edelman

You may be interested

Omni1 cresce 46% em receita bruta em 2024
Interesse Setor
47 Vizualizações
Interesse Setor
47 Vizualizações

Omni1 cresce 46% em receita bruta em 2024

Publicação - 30 de abril de 2025

A Omni1 - corretora de seguros e assistências dos grupos Omni&Co e Wiz Co - está no mercado desde 2022 e vem tendo crescimento em todo país desde…

Zurich leva corretores para Caribe Colombiano
Zurich Seguros
47 Vizualizações
Zurich Seguros
47 Vizualizações

Zurich leva corretores para Caribe Colombiano

Publicação - 30 de abril de 2025

Que tal conhecer um lugar inspirador, cheio de história, com arquitetura charmosa, colorida e inesquecível? Foi isso que os corretores e parceiros de negócios vencedores da campanha…

Arrecadação dos seguros de pessoas soma R$ 12,3 bilhões
FenaPrevi
45 Vizualizações
FenaPrevi
45 Vizualizações

Arrecadação dos seguros de pessoas soma R$ 12,3 bilhões

Publicação - 30 de abril de 2025

De acordo com relatório elaborado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, com base nas informações da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, o…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin