No mês de abril é realizada a campanha “Abril Verde”, que visa conscientizar a sociedade sobre a implementação de iniciativas voltadas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/4) foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o objetivo de promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. Segundo dados divulgados no Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT), em 2023, foram registrados 732.751 acidentes representando um crescimento de 13,01%, em comparação com 2022, onde foram cerca de 648.366. O estudo foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social em dezembro de 2024.
Independente do segmento, proteger os colaboradores deve ser uma das principais preocupações de qualquer negócio e um seguro de vida empresarial é fundamental para garantir essa tranquilidade. Podendo ser contratado por pequenas, médias e grandes empresas, o produto ajuda a minimizar os impactos financeiros ocasionados por eventos inesperados, como acidentes, doenças ou falecimento.
O seguro de vida empresarial inclui cobertura em casos de morte natural ou acidental; invalidez parcial ou total – por acidente ou doença; invalidez funcional ou laboral; diárias por internação; assistência ou auxílio funeral; despesas médicas, hospitalares e odontológicas; diagnóstico de doenças graves, como câncer, infarto, AVC etc; e outras. “Além disso, os benefícios do serviço podem ser estendidos aos filhos e cônjuges dos profissionais”, comenta Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás. “Os custos podem ou não ter a participação do colaborador e também existe a possibilidade de deduzir o valor do seguro do imposto de renda”, completa.
A Diretora explica que as empresas podem personalizar suas apólices de acordo com o tipo de serviço prestado e executado. “Cada negócio possui necessidades específicas que podem ser incluídas no produto. Em alguns casos, a depender do setor em que a empresa atua, o seguro pode ser até obrigatório”, aponta. “O importante é se precaver para conseguir reduzir os possíveis prejuízos” , conclui Alessandra.
Além da proteção, o seguro também é uma forma de valorizar o trabalho realizado pelos colaboradores. “Saber que a empresa tem a preocupação com o bem-estar físico dos funcionários é um modo de reter talentos e colaborar para um ambiente de trabalho mais agradável e saudável”, finaliza.
Profissionais do Texto
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025