Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros, foi um dos convidados do painel que reuniu grandes lideranças do setor no Brasesul – Congresso Sul Brasileiro dos Corretores de Seguros, em Porto Alegre. Realizada na última sexta-feira (21), a apresentação teve como foco o Manifesto Brasesul 2025, que elencou os pilares Participação, Comunicação, Humanização e Ação para o desenvolvimento do mercado e superação do desafio de inovar frente a gerações diferentes, principalmente em um momento de avanços tecnológicos e consumidores cada vez mais exigentes. Na ocasião, os participantes também reiteraram sua solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que há quase um ano foi atingida por grandes enchentes que afetaram praticamente todo o estado.
Durante a conversa, Eduard abordou as estratégias que podem ser adotadas pelo corretor para melhorar a qualidade no atendimento e tornar a interação com a seguradora e os clientes mais humana e empática. “O primeiro passo é que nós, enquanto seguradoras, escutemos ativamente os nossos parceiros e compreenda as suas necessidades, considerando que trabalhamos com gerações diferentes de profissionais e cada uma possui uma maneira distinta de se comunicar e até mesmo de se informar. Alguns deles preferem o atendimento remoto via chat ou WhatsApp, outros se sentem mais confortáveis em conversar no presencial. Independentemente do canal escolhido, para a Allianz, a escuta ativa é e continuará sendo muito importante para manter e fortalecer essa interação”, disse. “A adaptação é o que faz o mundo diferente nos dias de hoje e nos permite alcançar todos os públicos”, ressaltou.
O executivo também comentou sobre como os corretores podem ajudar as seguradoras na aceitação de riscos, o que, na avaliação de Eduard, está diretamente ligada ao papel consultivo dos parceiros. “Existe um tripé que envolve cliente, corretor e seguradora e, neste tripé, o corretor tem a função de gerar informações para que certos tipos de riscos sejam segurados pelas companhias, de um modo geral. Com toda certeza, a Allianz tem essa expertise globalmente. São 135 anos de atividades no mundo e 120 anos apenas no Brasil. Neste longo período, aceitamos diversos projetos”, declarou.
Capacitação dos corretores
Outro destaque da Allianz no Brasesul foi a participação de Cleide Camilotto, nova diretora Comercial Regional Sul da companhia, no painel “Comunicar e Agir”, que também ocorreu no dia 21. Na apresentação, a executiva falou sobre a importância da presença ativa das seguradoras no processo de capacitação dos corretores parceiros. “Entrei na Allianz há 30 dias e, antes disso, atuava como corretora em uma instituição. Conheço profundamente a realidade dos parceiros, os processos, o varejo e os grandes negócios, e posso garantir que essa capacitação começa pela qualificação. Eu preciso conhecer para, então, falar sobre alguma coisa. E, mais do que isso, preciso conhecer as necessidades do cliente final”, pontuou.
Para alcançar esse objetivo, Cleide lembrou que a Allianz promove, em todo o Brasil, os treinamentos +Capaz, em que aborda as principais soluções disponibilizadas no setor e o apetite da companhia para cada uma delas. Por meio de exemplos práticos e histórias reais, o nosso time de capacitação ilustra a importância do seguro e cria conexões mais profundas com o canal de vendas. “Nos treinamentos, buscamos dar espaço para novas abordagens que transformam a maneira como os corretores adquirem conhecimento e criam oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Para isso, convidamos consultores especialistas que tornam essa aproximação dos corretores com a sociedade muito mais humanizada e, assim, conseguimos transformar um treinamento técnico em uma capacitação completa e inspiradora.”
Além das apresentações de Eduard Folch e Cleide Camiltto, a Allianz teve um estande exclusivo no Brasesul, onde os diretores e gerentes da companhia receberam os visitantes do evento.
Grupo Virta
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