A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente Alessandro Octaviani e pelos diretores Airton Almeida, Julia Normande Lins e Jéssica Bastos, participou do II Simpósio CRSFN e CRSNSP, realizado entre os dias 20 e 21 de março, em Brasília (DF).
Organizado pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) e o Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Aberta e de Capitalização (CRSNSP), o evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater temas essenciais ao aprimoramento do arcabouço regulatório, à interpretação de normativos e à efetividade do processo administrativo sancionador.
O Superintendente participou da mesa de abertura do evento ao lado das seguintes autoridades: Secretária Adjunta de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Ana Maria Oliveira; Presidente do CRSFN e do CRSNSP, Adriana Teixeira de Toledo; Presidente do COAF, Ricardo Liao; Chefe do Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil, Juliana Mozachi; Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento; Chefe de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Leonardo Barbosa; e a Diretora Jurídica da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Glauce Carvalhal.
Ainda, Octaviani realizou, ao lado da Diretora Jéssica Bastos, uma apresentação especial sobre a Lei Complementar 213, de 2025.
Em sua fala, Octaviani ressaltou a importância da confiabilidade no sistema financeiro, descrito, por ele, como “o coração da credibilidade da economia”. O Ssuperintendente destacou que a modernização do aparato sancionador da autarquia representa um avanço significativo, ampliando o poder geral de cautela e garantindo flexibilidade na gestão estratégica do processo sancionador. “No longo prazo, quem estiver investindo direito vai ter toda a proteção do regulador e fiscalizador”, afirmou.
OS superintendente também enfatizou que a fiscalização não deve ser um entrave ao mercado, mas sim um mecanismo para corrigir condutas e permitir que as atividades econômicas sigam seu curso com segurança e estabilidade. Nesse sentido, destacou iniciativas como o Sandbox regulatório e a inclusão de cooperativas no mercado de seguros, reforçando que a política sancionadora da Susep está alinhada à política de incentivo à concorrência.
Já a Diretora Jéssica Bastos trouxe uma visão prática sobre a implementação da nova legislação e os desafios associados. Segundo ela, a Lei Complementar 213/2025 busca ampliar a penetração do mercado de seguros e da proteção veicular, ao mesmo tempo em que traz novos desafios relacionados ao modelo associativo.
A Diretora apontou que a legislação introduz diretrizes para oferecer maior segurança ao consumidor e integrar de forma harmônica os novos modelos ao mercado existente, tendo clara intenção de ampliar a oferta de cobertura de riscos no país. “O gap de proteção tem uma relação muito intrínseca com o grau de desenvolvimento e maturidade de uma economia. E o Brasil tem números grandes de gap de cobertura. Então, diminuir o gap é, sim, uma forma de desenvolver e amadurecer a economia nacional”, explicou Jéssica.
A Diretora Jéssica Bastos participou, ainda, de painel sobre o Processo sancionador e a defesa do consumidor de serviços financeiros, juntamente com a Professora Doutora de Direito Econômico e Regulação Econômica da Universidade de São Paulo – USP, Juliana Domingues, e o Professor de Direito em Portugal e no Brasil, Mário Frota. A mediação foi realizada pela Advogada Ana Paula Reis.
Ainda, o Diretor Airton Almeida integrou o painel sobre Economia Digital e Cibersegurança, do qual também participaram o Conselheiro da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos – ABIPAG, Gabriel Cohen e a Advogada Patrícia Peck, com mediação da Conselheira do CRSFN, Ilene Najjarian.
Já a Diretora Julia Normande Lins integrou o painel sobre Open Finance e Open Insurance e a LGPD. Os demais participantes foram: a Diretora Jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal, a Coordenadora-Geral de Tecnologia e Pesquisa da Autoridade Nacional de Proteção de Dados ( ANPD), Fabiana Cebrian e o Conselheiro do CRSFN e do CRSNSP, Emmanuel Abreu. A mediação foi conduzida pelo ex-Conselheiro do CRSNSP, Washington Bezerra.
Além de incentivar a troca de experiências e boas práticas entre profissionais dos setores, o Simpósio também celebrou os 40 anos do CRSFN. Para marcar a data, foi lançada uma nova obra coletiva com o tema “O Uso de Novas Tecnologias no Sistema Financeiro Nacional”. A publicação reúne artigos de especialistas, abordando os impactos e desafios da transformação digital no contexto regulatório e sancionador.
Assessoria de Imprensa da Susep
You may be interested

Agenda institucional do mercado prevê ampliar títulos de capitalização como garantia
Publicação - 25 de abril de 2025A Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) marcou presença no lançamento da Agenda Institucional do Setor de Seguros, edição 2025, em Brasília, no último dia 23 de abril. Em…

Contribuintes de planos de previdência complementar têm direito a benefícios fiscais
Publicação - 25 de abril de 2025Quem tem plano de previdência complementar deve ficar bastante atento à documentação necessária para preencher a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2025, a…

Inscrições abertas para nova turma de Comissário de Avarias
Publicação - 25 de abril de 2025Em agosto, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) dará início a uma nova turma do Curso para Habilitação de Comissário de Avarias (CHCA). Realizado no formato on-line ao vivo,…
Mais desta categoria

CVG-SP e Susep discutirão propostas para acesso ao seguro de pessoas
Publicação - 25 de abril de 2025

Bradesco Seguros aumenta cobertura para DMH de seguros de Moto e Caminhão
Publicação - 25 de abril de 2025