00:00:00
20 Apr

Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões

20 de fevereiro de 2025
196 Visualizações

Estudo elaborado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, com base nas informações da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, revela que o setor arrecadou R$ 72,7 bilhões em prêmios. O volume representa uma expansão de 16,2% na comparação com 2023.

Ao detalhar o resultado por produto, constata-se que os prêmios no seguro Vida Individual aumentaram 21,5%, no Prestamista cresceram 21,3%, e no seguro de Acidentes Pessoais expandiram 18,0%. Dessa forma, ao distribuir o total de prêmios pelos produtos, percebe-se que 47% do montante de prêmios arrecadado foram em seguro de Vida (modalidades individual e coletiva), 28% no seguro Prestamista e 13% em Acidentes Pessoais.

“Não obstante os resultados positivos, ainda há um grande gap de proteção securitária de nossa população a ser superado. A pesquisa Fenaprevi/DataFolha de 2024 apontou que 82% dos brasileiros acima de 18 anos não possuem seguro de vida. Outro indicador importante é o fato do Brasil ser a 9ª economia no mundo, de acordo com o Banco Mundial, porém, está na 42ª posição no ordenamento da OCDE de prêmios sobre o PIB, que conta com 54 países”, avalia Edson Franco, presidente da Fenaprevi.

O executivo defende que as seguradoras podem ampliar ainda mais o leque de soluções ofertadas à sociedade. “Nesse sentido, acreditamos que o Seguro de Vida Universal, com a devida regulamentação, obterá aqui o mesmo êxito alcançado em outros países, se tornando um importante instrumento de proteção ao patrimônio familiar. Nossa expectativa é que em 2025 já possamos ter esse seguro disponível para a população brasileira”, reforça Franco.

Setor transfere R$ 16,0 bilhões para os segurados

O relatório ainda destaca que a população segurada recebeu R$ 16 bilhões de seguros de pessoas em 2024. Um crescimento de 6,0% em comparação com os sinistros pagos em 2023.

Ao analisar o comportamento de cada produto, o estudo aponta que 53% das transferências foram em seguros de Vida (modalidades individual e coletiva), 22% em seguro Prestamista e 11% em Acidentes Pessoais. Comparando o resultado de cada produto com o registrado no ano anterior, o seguro Viagem (46,7%) apresenta a maior alta no pagamento de sinistros, o seguro Prestamista cresceu 27,6%, seguido pelo seguro de Vida individual com 25,8%.

A pesquisa Fenaprevi/DataFolha de 2024 revelou os principais medos dos brasileiros: para grande parte deles, o mercado segurador e previdenciário já provê coberturas com a adequada proteção financeira. Para Edson Franco, a segurança precisa ser disseminada na sociedade. “Nossos produtos de proteção à renda fazem a diferença na vida das famílias, tanto para assegurar uma aposentadoria que permita um envelhecimento digno, como para oferecer amparo financeiro em uma situação de doença, invalidez ou morte prematura”, finaliza o executivo.

FSB Comunicação

You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Susep
105 Vizualizações
Susep
105 Vizualizações

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

Publicação - 17 de abril de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Prudential do Brasil
115 Vizualizações
Prudential do Brasil
115 Vizualizações

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria

Publicação - 17 de abril de 2025

A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Axa no Brasil
110 Vizualizações
Axa no Brasil
110 Vizualizações

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril

Publicação - 17 de abril de 2025

Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin