00:00:00
21 Feb

ESSOR está otimista com crescimento do seguro Aeronáutico

19 de fevereiro de 2025
71 Visualizações

Dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), revelam que no país são mais de 10 mil aeronaves utilizadas pela aviação executiva. Demanda que aumentou desde o fim da pandemia, estimulada pela recuperação econômica e pela retomada das operações aéreas em diversos segmentos. O seguro Aeronáutico da ESSOR oferece proteção a aeronaves executivas de pequeno e médio porte como aeronaves pistonadas, turbo-hélices e helicópteros monomotores e também aeronaves não tripuladas (drones) com diversos tipos de utilização. “A ESSOR é uma seguradora líder em proteção para mobilidade e logística e o seguro Aeronáutico é estratégico para a empresa, oferecendo aos nossos corretores parceiros e segurados uma proteção efetiva para a aviação civil brasileira”, enfatiza Leandro Poli, Chief Umderwriting Officer e Chief Actuarial Officer da ESSOR Seguros.

Carolina Varaldo Pimentel (foto), vice-presidente Specialties LatAm Seguro e Resseguro da Asas Consulting, parceira estratégica do seguro Aeronáutico da ESSOR, explica o cenário do setor. “No Brasil há uma escassez de aeronaves usadas disponíveis para venda, o que tem levado muitos operadores e investidores a recorrerem à importação, mesmo que não sejam novas, para atender à demanda do setor. Outro fator relevante é a valorização do dólar, que tem incentivado investidores a adquirirem aeronaves como uma estratégia de proteção patrimonial e dolarização de ativos”, esclarece.

Diferenciais

O principal objetivo do seguro Aeronáutico é a cobertura para acidentes e incidentes envolvendo as aeronaves seguradas, garantindo maior segurança e previsibilidade para operadores e proprietários. Carolina Pimentel destaca como um dos diferenciais do seguro da ESSOR, a abordagem de subscrição, que combina expertise técnica e visão comercial, permitindo que a seguradora auxilie os corretores com agilidade e conhecimento especializado. Desta forma, buscando oferecer soluções eficientes e assertivas para atender às necessidades do mercado com alto nível de serviço e suporte.

Acidentes aéreos

No Brasil houve um aumento no número de acidentes aéreos e mortes tanto em 2024 como neste início de 2025. Segundo Carolina Pimentel, o setor aeronáutico, por natureza, está sujeito a riscos de alta severidade, o que impacta diretamente a precificação dos prêmios de seguro, que tendem a sofrer acréscimos em função desse fator. Cabe também ressaltar que, ocorrências que aconteçam no exterior como, por exemplo, o recente acidente aéreo da American Airlines, também influenciam nos prêmios no Brasil.  E completa, “a subscrição dos riscos desempenha um papel fundamental nesse mercado. Com um aumento na quantidade de acidentes, as seguradoras podem adotar critérios mais rigorosos, restringindo a aceitação de determinados perfis de risco. Fatores como a experiência dos pilotos e o tipo de operação das aeronaves tornam-se determinantes na análise e definição das condições do seguro, garantindo maior previsibilidade e equilíbrio para o setor”.

Expansão

A ESSOR tem uma visão otimista do mercado, com expectativa de crescimento. A necessidade de seguro para aeronaves adquiridas por meio de financiamento também reforça essa tendência de expansão. “O setor aeronáutico é altamente técnico, exigindo das seguradoras um investimento contínuo na subscrição de riscos, essencial para garantir a sustentabilidade do mercado e a oferta de soluções adequadas às necessidades dos segurados”, finaliza a executiva.

VTN Comunicação

You may be interested

Porto promove Conexão Corretor de 2025
Porto
52 Vizualizações
Porto
52 Vizualizações

Porto promove Conexão Corretor de 2025

Publicação - 20 de fevereiro de 2025

Para fortalecer ainda mais a parceria com os corretores de seguros, a Porto realizou, nesta terça (18), o primeiro Conexão Corretor do ano, um evento de relacionamento…

Susep realizará live sobre o concurso público
Susep
51 Vizualizações
Susep
51 Vizualizações

Susep realizará live sobre o concurso público

Publicação - 20 de fevereiro de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) realizará, no dia 25 de fevereiro, às 18h, uma live no seu canal do YouTube para esclarecer dúvidas sobre o concurso…

Seguros de Pessoas: arrecadação em 2024 soma R$ 72,7 bilhões
FenaPrevi
56 Vizualizações
FenaPrevi
56 Vizualizações

Seguros de Pessoas: arrecadação em 2024 soma R$ 72,7 bilhões

Publicação - 20 de fevereiro de 2025

Estudo elaborado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, com base nas informações da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, revela que o setor…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin