O mutualismo ganhou protagonismo na indústria de seguros com a sanção da Lei Complementar 213/2025, que traz uma das maiores transformações para o setor nas últimas décadas, criando o subsistema da Proteção Patrimonial Mutualista.
Agora regulamentadas, as associações de proteção patrimonial mutualista passam a integrar o chamado “mercado supervisionado”, ficando sujeitas às normas do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e à fiscalização da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Para discorrer sobre essa novidade e projetar o que virá pela frente, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoverá, na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, a partir das 17h, a live “Reflexos e Repercussões sobre a Lei Complementar 213/2025”.
Novo portfólio para corretores
No encontro, os presidentes Lucas Vergilio (Escola de Negócios e Seguros – ENS), autor do antigo PL 519/18, que deu origem à LC 213/25, e Armando Vergilio (Federação Nacional dos Corretores de Seguros – Fenacor) abordarão detalhes da nova Lei, desde a primeira redação até o impacto e perspectivas para o mercado.
Também será debatida a ampliação do portfólio de produtos para os corretores de seguros, que, agora, passam a ser intermediários autorizados a angariar contratos de proteção patrimonial mutualista.
Realizada a partir do estúdio da ENS no Rio de Janeiro (RJ), a live terá mediação do consultor de Projetos Especiais da Escola, Augusto Coelho, e será transmitida pelo canal da ENS no YouTube.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente clicando aqui. Garanta sua presença e prepare-se para as oportunidades que a lei irá proporcionar.
Comunicação ENS
Foto: Lucas Vergilio, presidente da Escola de Negócios e Seguros.
You may be interested

Zurich implementa programa que reduz vulnerabilidades digitais
Publicação - 30 de janeiro de 2026A Zurich implementa a iniciativa SHIFT LEFT 360°– Cloud, Code & Culture, um projeto interno voltado a integrar segurança da informação ao ciclo de desenvolvimento e ao…

Os desafios do seguro de property para frigoríficos no Brasil
Publicação - 30 de janeiro de 2026A indústria frigorífica brasileira desempenha um papel estratégico na matriz econômica do país, atuando de forma abrangente nos segmentos de carne bovina, suína e de aves e…

IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026Por anos, o avanço da inteligência artificial foi associado à substituição de postos de trabalho em setores intensivos em serviços. No mercado de seguros, porém, o movimento…
Mais desta categoria

UCS promove encontro sobre liderança, sucessão e o futuro do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026

Confira como foi a visita técnica do órgão supervisor de seguros de Moçambique
Publicação - 30 de janeiro de 2026









