O envelhecimento acelerado da população brasileira é um fenômeno que ganha força a cada ano, tornando a terceira idade uma parcela significativa da sociedade, com demandas específicas por segurança financeira, cuidados de saúde e qualidade de vida. Para se ter uma ideia, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil quase dobrou desde o início do milênio. Hoje, são 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e a expectativa é que, até 2070, esse número suba para 75,3 milhões, representando 38% dos brasileiros.
É diante dessa nova realidade que o planejamento financeiro de longo prazo se torna indispensável, especialmente para os públicos mais novos, colocando o seguro de vida como uma ferramenta para garantir uma aposentadoria tranquila, mesmo com os imprevistos que podem surgir ao longo dos anos. Reflexo de uma conscientização maior entre os brasileiros sobre a importância de se preparar para o futuro, os dados mostram que o mercado de seguros de vida tem acompanhado esse crescimento expressivo. Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) apontam que no último ano, os prêmios do seguro de vida individual aumentaram em 25,3%, o que indica uma busca crescente por soluções financeiras que assegurem um futuro estável.
A contratação de seguros tem atraído também gerações mais jovens, conscientes de que quanto mais cedo se investe em uma apólice, maiores são os benefícios ao longo da vida. Um levantamento realizado pela Azos, insurtech referência em soluções para seguro de vida, revelou que cerca de 81% dos jovens entre 18 e 25 anos já possuem planos com coberturas para uso ainda em vida. Isso evidencia uma mudança de comportamento, onde o seguro de vida deixa de ser visto apenas como uma proteção tardia e passa a ser reconhecido como uma ferramenta estratégica desde a juventude, garantindo proteção financeira e melhores condições para enfrentar os desafios futuros.
Ao contrário do que muitos pensam, o seguro de vida vai além da simples proteção financeira em caso de falecimento. Com ele, é possível garantir segurança, que pode ser utilizada para complementar a aposentadoria ou cobrir despesas inesperadas, como tratamentos médicos para doenças graves e cuidados especiais em caso de invalidez, permanente ou temporária. Com a alta dos custos na saúde, essa segurança adicional é cada vez mais valorizada pelos brasileiros.
Para Rafael Cló, Cofundador e CEO da Azos, “optar por apólices é uma maneira inteligente de planejar o futuro, além de garantir a proteção do próprio patrimônio para os dependentes. As apólices proporcionam uma rede de segurança para imprevistos e devem ser vistas não apenas como uma despesa, mas como um investimento real e acessível na segurança pessoal”, comenta.
Neste cenário, muitas apólices de seguro de vida atualmente incluem benefícios adicionais, como cobertura para doenças graves, diárias de internação hospitalar e coberturas para invalidez. Essas modalidades permitem ao segurado manter um padrão de vida sem depender exclusivamente da previdência pública ou do suporte de familiares, o que, em tempos de expectativa de vida crescente, é essencial para evitar desgastes financeiros e garantir maior independência.
“A mentalidade dos brasileiros está mudando e cada vez mais pessoas buscam proteção e qualidade de vida pensando na aposentadoria. Isso representa uma transformação importante no setor, pois reforça que, com um futuro incerto e uma população cada vez mais longeva, o seguro de vida se torna uma ferramenta prática para aqueles que querem envelhecer com tranquilidade.” conclui.
NR7
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025