00:00:00
13 Sep

Fusões e Aquisições movimentam mercado de seguros

7 de janeiro de 2025
324 Visualizações

O mercado brasileiro de seguros tem experimentado um aumento significativo nas atividades de fusões e aquisições (M&A) nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo crescimento robusto do setor. Entre janeiro de 2023 e novembro de 2024 foram registradas pelo menos 44 transações de M&A no país, segundo levantamento da Redirection International, especializada em assessoria de fusões e aquisições. Os dados levam em consideração as operações anunciadas ao mercado e que envolveram players estratégicos e financeiros, nacionais e internacionais, com produtos tradicionais e soluções digitais para o setor.

Segundo o levantamento, os principais fatores que estimulam o ambiente de negócios no segmento são o avanço tecnológico, as mudanças regulatórias e um ambiente econômico dinâmico. “Nos últimos anos, o setor de seguros no Brasil tem registrado uma busca constante por crescimento sustentável, inovação e consolidação, com destaque para a integração vertical e a formação de parcerias estratégicas. A atividade de fusões e aquisições, aliada ao aumento da demanda por soluções de seguros especializadas, continuará a ser um motor importante para a transformação do setor”, destaca o economista Adam Patterson, sócio da Redirection International e um dos responsáveis pelo estudo.

Ele lembra que a demanda crescente nos segmentos de seguros de saúde, de vida e patrimoniais, além do aumento dos investimentos em soluções tecnológicas, tem alavancado o mercado de seguros no Brasil, que fechou o primeiro semestre de 2024 com crescimento de 15,3% e arrecadação em torno de R$ 209 bilhões, segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, uma proporção significativa da população brasileira ainda não tem produtos de seguro, com somente 17% da população possuindo seguro residencial, por exemplo, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Quanto à atividade de M&A, o levantamento da Redirection International aponta que os players do setor estão cada vez mais focados em estratégias de consolidação, com grandes corretoras e seguradoras buscando negócios para construir plataformas de serviços mais abrangentes e ampliar sua cobertura geográfica.

Entre as transações de M&A recentes registradas no país está a aquisição, anunciada no início de dezembro, da APR Seguros pela MDS Brasil que, em maio, já havia adquirido a D’Or Consultoria, corretora de seguros da Rede D’Or. “Globalmente, perto de dois terços dos executivos de seguradoras têm apetite por fusões e aquisições de acordo com dados da KPMG. Neste sentido, o mercado também observa um aumento de operações envolvendo players internacionais no mercado brasileiro”, afirma Adam Patterson.

Outro fator que impulsiona as atividades de M&A no setor, segundo o levantamento, é digitalização e a busca por soluções mais eficientes e personalizadas. “O surgimento das insurtechs – startups voltadas ao mercado de seguros – mudaram a forma como as seguradoras interagem com os clientes, levando as empresas tradicionais a buscarem soluções inovadoras por meio de aquisições. Ao mesmo tempo, as mudanças regulatórias focadas em aumentar a concorrência têm sido fundamentais, permitindo que empresas menores surjam e criando oportunidades de consolidação e escala”, ressalta Adam Patterson. “As fusões e aquisições, especialmente com foco na diversificação de portfólio, expansão em novos segmentos, venda de ativos não ‘core’ – como por exemplo da Dasa e Caixa Econômica – devem seguir em alta em 2025, à medida que o setor realiza a integração de transações passadas, avalia o cenário para novos movimentos e se prepara para enfrentar novos desafios e aproveitar as oportunidades no mercado”, complementa.

Noar Comunicação

Foto: Adam Patterson, Economista e sócio da Redirection International.

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
97 Vizualizações
Aon plc
97 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
95 Vizualizações
CNseg
95 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin