O mercado brasileiro de seguros tem experimentado um aumento significativo nas atividades de fusões e aquisições (M&A) nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo crescimento robusto do setor. Entre janeiro de 2023 e novembro de 2024 foram registradas pelo menos 44 transações de M&A no país, segundo levantamento da Redirection International, especializada em assessoria de fusões e aquisições. Os dados levam em consideração as operações anunciadas ao mercado e que envolveram players estratégicos e financeiros, nacionais e internacionais, com produtos tradicionais e soluções digitais para o setor.
Segundo o levantamento, os principais fatores que estimulam o ambiente de negócios no segmento são o avanço tecnológico, as mudanças regulatórias e um ambiente econômico dinâmico. “Nos últimos anos, o setor de seguros no Brasil tem registrado uma busca constante por crescimento sustentável, inovação e consolidação, com destaque para a integração vertical e a formação de parcerias estratégicas. A atividade de fusões e aquisições, aliada ao aumento da demanda por soluções de seguros especializadas, continuará a ser um motor importante para a transformação do setor”, destaca o economista Adam Patterson, sócio da Redirection International e um dos responsáveis pelo estudo.
Ele lembra que a demanda crescente nos segmentos de seguros de saúde, de vida e patrimoniais, além do aumento dos investimentos em soluções tecnológicas, tem alavancado o mercado de seguros no Brasil, que fechou o primeiro semestre de 2024 com crescimento de 15,3% e arrecadação em torno de R$ 209 bilhões, segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, uma proporção significativa da população brasileira ainda não tem produtos de seguro, com somente 17% da população possuindo seguro residencial, por exemplo, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
Quanto à atividade de M&A, o levantamento da Redirection International aponta que os players do setor estão cada vez mais focados em estratégias de consolidação, com grandes corretoras e seguradoras buscando negócios para construir plataformas de serviços mais abrangentes e ampliar sua cobertura geográfica.
Entre as transações de M&A recentes registradas no país está a aquisição, anunciada no início de dezembro, da APR Seguros pela MDS Brasil que, em maio, já havia adquirido a D’Or Consultoria, corretora de seguros da Rede D’Or. “Globalmente, perto de dois terços dos executivos de seguradoras têm apetite por fusões e aquisições de acordo com dados da KPMG. Neste sentido, o mercado também observa um aumento de operações envolvendo players internacionais no mercado brasileiro”, afirma Adam Patterson.
Outro fator que impulsiona as atividades de M&A no setor, segundo o levantamento, é digitalização e a busca por soluções mais eficientes e personalizadas. “O surgimento das insurtechs – startups voltadas ao mercado de seguros – mudaram a forma como as seguradoras interagem com os clientes, levando as empresas tradicionais a buscarem soluções inovadoras por meio de aquisições. Ao mesmo tempo, as mudanças regulatórias focadas em aumentar a concorrência têm sido fundamentais, permitindo que empresas menores surjam e criando oportunidades de consolidação e escala”, ressalta Adam Patterson. “As fusões e aquisições, especialmente com foco na diversificação de portfólio, expansão em novos segmentos, venda de ativos não ‘core’ – como por exemplo da Dasa e Caixa Econômica – devem seguir em alta em 2025, à medida que o setor realiza a integração de transações passadas, avalia o cenário para novos movimentos e se prepara para enfrentar novos desafios e aproveitar as oportunidades no mercado”, complementa.
Noar Comunicação
Foto: Adam Patterson, Economista e sócio da Redirection International.
You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Publicação - 12 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…
Mais desta categoria



Clientes da Bradesco Seguros já economizaram mais de R$ 7 milhões ao usar pontos Livelo
Publicação - 12 de janeiro de 2026









