A Zurich Seguros acaba de ser reconhecida por um serviço que auxilia empresas a enfrentarem os problemas causados pelas mudanças climáticas. A companhia foi agraciada dia 5 de dezembro com o Prêmio Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).
A seguradora levou o 1º lugar na categoria Produtos e Serviços com o case sobre o Zurich Resiliência Climática, solução que avalia os riscos climáticos que as empresas estão expostas e oferece estratégias robustas para mitigação e adaptação. Para isso, utiliza uma abordagem holística do cenário baseada em dados e análises diversas.
O serviço destina-se a clientes segurados e não segurados que tenham potencial de sofrer com inundações, tempestades, calor extremo, queimadas, entre outros eventos adversos. Com isso, a solução tem ampliado o seu alcance e impacto no Brasil.
“A relevância do projeto é evidente no contexto das mudanças climáticas globais e dos eventos extremos no último ano, como as intensas chuvas no Rio Grande do Sul e as queimadas, que causaram enormes prejuízos econômicos e sociais ao país”, diz Tiago Santana, Superintendente de Engenharia de Riscos da Zurich e autor do case vencedor.
Tiago comemora a conquista do Prêmio e destaca que o Zurich Resiliência Climáticaé uma inovação disruptiva, pois transforma significativamente a maneira como a indústria de seguros e outras empresas lidam com a avaliação e gestão de riscos climáticos.
“Ao integrar cenários futuros, considerar horizontes de tempo amplos (de cinco em cinco anos até 2100) e analisar múltiplos riscos naturais, a companhia está redefinindo os padrões e expectativas na gestão de riscos, proporcionando uma preparação mais eficaz e abrangente para os desafios climáticos futuros”, afirma.
Ele segue dizendo que a devastação no Rio Grande do Sul este ano serviu de alerta a toda a sociedade, inclusive ao setor de seguros, que foi diretamente impactado.
“Houve um aumento substancial nas indenizações pagas, evidenciando a necessidade da adoção de medidas preventivas mais amplas”, pontua. “A Zurich está mudando o paradigma da indústria quando não direciona o olhar apenas para a mitigação dos danos, mas também para a prevenção e apoio aos clientes em um cenário de transição climática”, completa o gerente.
Conteúdo Comunicação
Foto: Tiago Santana, Superintendente de Engenharia de Riscos da Zurich.
You may be interested

Mapfre entra no ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo
Publicação - 29 de janeiro de 2026A Mapfre, companhia global de seguros e serviços financeiros, passou a integrar, em 2026, o ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo, elaborado pela consultoria britânica…

Aon anuncia Leonardo Coelho como CEO para o Brasil
Publicação - 29 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, anuncia Leonardo Coelho como CEO para o Brasil, efetivo a partir de 10 de fevereiro. Leonardo Coelho assume a…

Capitalização cresce 7,7% e movimenta R$ 31,32 bilhões
Publicação - 29 de janeiro de 2026Entre janeiro e novembro de 2025, o mercado de Capitalização registrou movimentação de R$ 31,32 bilhões, alta de 7,7% em relação ao mesmo período de 2024. Os…
Mais desta categoria













